Mostrar a diversificação da produção no município foi um dos objetivos da Emater/RS-Ascar durante a Feira Comercial, Industrial e Comercial de Vale do Sol (Feirasol), realizada entre os dias 29 de abril a 03 de maio, na Sociedade Esportiva Trombudo, em Vale do Sol.
Entre as atividades apresentadas pela equipe de extensionistas na sexta edição do evento, estiveram as agroindústrias, fruticultura, piscicultura, meliponicultura e segurança alimentar. De acordo com o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Dagoberto Antunes, os temas foram abordados em oficinas temáticas. “Com essas oficinas visamos mostrar as alternativas de diversificação desenvolvidas no município e suas potencialidades. Também focamos na sustentabilidade das propriedades rurais e segurança alimentar das famílias”, frisou ele.
Segundo Antunes, áreas como a piscicultura, fruticultura – como, por exemplo, o cultivo da banana e morangos –, a meliponicultura (abelhas sem ferrão) e o paisagismo foram destacados como formas de valorização das propriedades rurais e autoestima das famílias. Já no espaço dos animais, aconteceu a exposição de aves exóticas, animais de pequeno porte, ovinos, bovinos de leite e de corte.
Publicidade
No segundo dia da feira foi realizado o lançamento do Espaço da Agricultura Familiar e Agroindústrias, coordenado pela Secretaria da Agricultura de Vale do Sol, Emater/RS-Ascar e Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). No local, agroindústrias familiares do município e Casa do produtor Vale-solense expuseram e comercializaram seus produtos durante todo o evento.
Para divulgar os produtos comercializados pelos agricultores foi realizado o sorteio de uma cesta – composta por conservas doces e salgadas, panificados, erva-mate, biscoitos orgânicos, mel e suco Integral – com alimentos oferecidos pelos integrantes do Espaço da Agricultura Familiar para o público visitante. O ganhador foi Alcindo Rizzi do município de Capela de Santana.
O extensionista Dagoberto Antunes avalia como satisfatória a participação da Instituição na Feirasol. “Dentro da proposta e o objetivo do espaço da agricultura familiar, que era de promoção e comercialização, além de mostrar as potencialidades de Vale do Sol, avaliamos de forma positiva a presença das agroindústrias familiares no espaço, que teve grande visitação do público”, finaliza.
Publicidade
A Feirasol foi promovida pela Prefeitura de Vale do Sol e Associação Comercial e Industrial de Vale do Sol (ACI). De acordo com os organizadores do evento cerca de 30 mil pessoas passaram pela Sociedade Esportiva Trombuco para visitar a feira.
This website uses cookies.