No espaço Casa da Emater/RS-Ascar na 17ª Expoagro Afubra, extensionistas estão mostrando a destinação correta dos resíduos de uma propriedade rural, evitando a contaminação ambiental. Eles apresentam o tratamento de resíduos do banheiro através do sistema fossa-filtro-sumidouro.
Processo
Conforme a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Carini Paschoal de Souza, nesse sistema, os dejetos que saem do vaso sanitário passam por uma fossa séptica, onde acontece o primeiro tratamento, seguindo para um filtro físico com areia e brita para o tratamento com bactérias anaeróbicas e, depois, para o sumidouro, sendo infiltrados no solo. “Dessa forma, os resíduos são tratados a ponto de poderem voltar para o meio ambiente sem impacto”, salienta Carini.
Publicidade
Ela também explica que está sendo sugerido o uso de bananeiras em cima do sumidouro, pois essas plantas, além de possibilitarem a retirada de água mais rapidamente do local, também produzem um fruto que pode ser consumido pela família. Os agricultores interessados na adoção desse sistema podem procurar os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, que irão orientar na construção.
Vermicompostagem
Além do destino correto dos resíduos do banheiro, que traz risco à população, também estão sendo apresentado no local o processo de vermicompostagem, para reutilização de materiais orgânicos; o embelezamento dos arredores das propriedades; o reaproveitamento de pneus e o descarte correto das embalagens de agrotóxicos, materiais eletrônicos, medicamentos vencidos e não utilizados e óleo de cozinha. Este produto, assim como outras gorduras produzidas nas propriedades, como o sebo animal, pode ser utilizado para a produção de sabão. A receita de sabão de álcool, bem como amostras do produto, é distribuída pelos extensionistas.
Publicidade
This website uses cookies.