Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESTRELA VELHA

Emater orienta estudantes e indígenas de Estrela Velha

A produção de húmus para adubar a horta e a estufa da Escola 25 de Julho, em Estrela Velha, e a produção de travesseiros medicinais foram abordados pelos extensionistas rurais da Emater para 30 alunos do 6º ano do educandário. As atividades integram as ações do projeto “Mãos à Horta”, desenvolvido pela instituição junto aos alunos e professores. Para tanto, o técnico em agropecuária da Emater, Fernando Redin, realizou a construção de minhocário, com minhocas califórnianas.

Em seguida, a extensionista Rural Social da Emater, Giana Redin, realizou a confecção de travesseiros medicinais com macela, camomila, cidreira e hortelã, eucalipto cheiroso, poejo e cidró cheiroso, plantas reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e utilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto visa promover a educação em saúde, oportunizando uma reflexão sobre os hábitos de vida, as escolhas comportamentais e os cuidados básicos de saúde, conhecendo e identificando as plantas e as utilizando de forma correta e segura, e também a utilização de adubos orgânicos.

Os extensionistas também auxiliaram na construção da horta comunitária na aldeia indígena Flor da Mata, em Linha Somavilla, onde residem 29 indígenas. No local, foram cultivados mudas de repolho e beterraba, oriundas do Horto Comunitário de Estrela Velha. A atividade integra as ações do Plano Socioassistencial desenvolvido pela Emater. Giana destaca que também está prevista a poda de árvores frutíferas, e uma caminhada ecológica para conhecer os chás indígenas em trilhas que ficam na aldeia.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.