O Projeto Municipal de Segurança e Soberania Alimentar 2018, em Lagoão, foi concluído com êxito na última quarta-feira, 23. Foram realizados 10 Dias de Campo, durante os meses de abril e maio, envolvendo os grupos organizados de mulheres rurais nas unidades demonstrativas de mandioca implantadas em 2017, que continham cinco variedades: Aceguá, Cascuda, Frita, Aipim-batata e Pronta-mesa, além das variedades já existentes nas propriedades, como Vassourinha, Pinheira e Branca.
Conforme a chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Lagoão, Viviane Röhrs, o projeto teve por objetivo oportunizar e multiplicar variedades diferentes deste alimento tão nutritivo e comum nas propriedades rurais, analisando sua qualidade e produtividade.
Os temas abordados durante os encontros foram os seguintes: Preparo do solo; Importância da análise de solo e demonstração de coleta; Preparo da muda; Plantio; Tratos culturais; Conservação das ramas; Avaliação da produção; Avaliação da qualidade; Integração com outras culturas; Rotação de culturas.
Publicidade
Cerca de 180 agricultoras participaram deste trabalho promovido pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, que contou com a parceria da Secretaria Municipal da Agricultura.
Publicidade