Expoagro Afubra

Emater apresenta inovações no manejo da erva-mate

O Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra 2025 é palco de importantes discussões sobre o manejo e os tratos culturais dos ervais. Com foco na melhoria da produtividade e na sustentabilidade da erva-mate, a parcela da erva-mate traz aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre práticas agrícolas inovadoras, manejo de ervais e os benefícios da adubação química e orgânica, além de tratar de temas essenciais para a cultura, como o controle biológico da broca da erva-mate.

De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Rudinei Pinheiro Medeiros, no espaço o público visitante conhecerá a importância das diferentes formas de adubação e as melhores épocas para sua realização, visando à saúde e a produtividade dos ervais. Bem como participar da discussão sobre o uso de plantas de cobertura, tanto de inverno quanto de verão, e como elas podem auxiliar no manejo sustentável da cultura.

LEIA MAIS: Expoagro Afubra chega ao último dia; veja a programação desta sexta-feira

Publicidade

A análise sobre os impactos da broca da erva-mate e as estratégias de controle biológico para a conservação dos ervais também é assunto abordado na parcela. Bem como a importância cultural, social e econômica do porongo, com a presença de produtores que mostrarão o processo de produção de cuias. “A cultura do porongo é também apresentada em áreas plantadas entre as linhas de ervais, permitindo que os agricultores conheçam essa nova cultura”, destaca o extensionista.

Medeiros salienta ainda que o programa desenvolvido pela Emater/RS-Ascar para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate do Governo do Estado, com foco em boas práticas agrícolas e de fabricação, também é destaque no espaço onde estão sendo abordadas as melhores práticas de colheita para garantir uma boa brotação e produtividade dos ervais.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz recebe equipamento que possibilita serviço de internet via satélite

Publicidade

Também está sendo dada atenção à segurança no trabalho, com a apresentação do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o manejo adequado das ferramentas para a colheita. Além de discutidos os cuidados com a higiene e a importância da qualidade da erva-mate para atender aos padrões exigidos pelas indústrias.

LEIA MAIS SOBRE AGRONEGÓCIO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais