O Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra 2025 é palco de importantes discussões sobre o manejo e os tratos culturais dos ervais. Com foco na melhoria da produtividade e na sustentabilidade da erva-mate, a parcela da erva-mate traz aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre práticas agrícolas inovadoras, manejo de ervais e os benefícios da adubação química e orgânica, além de tratar de temas essenciais para a cultura, como o controle biológico da broca da erva-mate.
De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Rudinei Pinheiro Medeiros, no espaço o público visitante conhecerá a importância das diferentes formas de adubação e as melhores épocas para sua realização, visando à saúde e a produtividade dos ervais. Bem como participar da discussão sobre o uso de plantas de cobertura, tanto de inverno quanto de verão, e como elas podem auxiliar no manejo sustentável da cultura.
LEIA MAIS: Expoagro Afubra chega ao último dia; veja a programação desta sexta-feira
Publicidade
A análise sobre os impactos da broca da erva-mate e as estratégias de controle biológico para a conservação dos ervais também é assunto abordado na parcela. Bem como a importância cultural, social e econômica do porongo, com a presença de produtores que mostrarão o processo de produção de cuias. “A cultura do porongo é também apresentada em áreas plantadas entre as linhas de ervais, permitindo que os agricultores conheçam essa nova cultura”, destaca o extensionista.
Medeiros salienta ainda que o programa desenvolvido pela Emater/RS-Ascar para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate do Governo do Estado, com foco em boas práticas agrícolas e de fabricação, também é destaque no espaço onde estão sendo abordadas as melhores práticas de colheita para garantir uma boa brotação e produtividade dos ervais.
LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz recebe equipamento que possibilita serviço de internet via satélite
Publicidade
Também está sendo dada atenção à segurança no trabalho, com a apresentação do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o manejo adequado das ferramentas para a colheita. Além de discutidos os cuidados com a higiene e a importância da qualidade da erva-mate para atender aos padrões exigidos pelas indústrias.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade