Agricultores, estudantes, técnicos e público em geral podem se inscrever para o Dia de Campo sobre Fruticultura. A atividade ocorrerá no Parque da Expoagro, em Rio Pardo, no dia 23 deste mês, a partir das 13 horas.
A atividade é gratuita e os interessados podem fazer o cadastramento pelo link forms.office.com/r/LvxsMrPPMn. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Embrapa, Afubra e Universidade Federal de Santa Maria.
LEIA TAMBÉM: Estiagem prejudica volume de uvas, mas mantém a qualidade da fruta
Publicidade
Os participantes poderão percorrer no dia as estações temáticas sobre citricultura, viticultura, noz-pecã, implantação de pomares e benefícios das frutas para nutrição. O extensionista rural Vivairo Zago, da Emater, explica que os temas foram escolhidos considerando as características da região, o cultivo em propriedades e o potencial de comercialização.
Zago explica que a citricultura, especialmente o cultivo de laranja e bergamota, é a atividade mais presente, seja para subsistência ou como fonte de renda. “Os citros são culturas muito populares nas propriedades familiares da região.”
LEIA TAMBÉM: O cultivo das oliveiras: plantação em Ibarama ultrapassa uma década
Publicidade
A pecanicultura familiar conta com uma área representativa na região – cerca de 930 hectares – tanto em pomares comerciais quanto nas propriedades familiares. A noz-pecã é cultivada em áreas de relevo ondulado “dobradas”, que não são mecanizadas, e também em sistema silvipastoril, em consórcio com a criação de animais.
“A gente vê que é necessário trabalhar bastante a pecanicultura familiar para melhorar os indicadores de qualidade e produtividade e tornar essa cultura viável para as propriedades familiares”, observa o extensionista da Emater.
LEIA TAMBÉM: Região se destaca no cultivo da noz-pecã; abertura da colheita foi em Encruzilhada
Publicidade
Uma cultura com grande potencial na região é a viticultura. As condições de solo e clima favorecem o cultivo de uvas. No entanto, a atividade não é explorada em todo o seu potencial.
“Queremos despertar o interesse dos produtores, especialmente do baixo Vale do Rio Pardo, a trabalhar a viticultura como uma opção de renda, inclusive com possibilidade de alta rentabilidade, com mercado na região. Se plantar e manejar de forma correta, a uva é uma alternativa tanto para mesa e consumo in natura como para agroindústrias na produção de sucos”, salienta Zago.
LEIA TAMBÉM: Produção de uva viabiliza a sucessão em propriedade familiar de Santa Cruz
Publicidade
A quarta estação temática que será apresentada no dia de campo vai tratar sobre implantação de pomares. Segundo Vivairo Zago, independentemente da cultura, o manejo básico de plantio é o mesmo, com questões que envolvem análise, correção e manejo do solo, adubação inicial e localização. “Esses temas são válidos para todas as espécies frutíferas que o agricultor implantar, seja uva, pêssego ou noz-pecã. A gente vê muito problema em pomares que foram implantados sem esse planejamento inicial. Eles têm problemas de baixa produtividade, plantas que não desenvolvem, por isso esse assunto será abordado.”
A última estação no Parque da Expoagro terá foco em frutas para a nutrição. O público irá receber orientações sobre os benefícios resultantes do consumo dessas frutas trabalhadas nas estações. “Pensando na produção de subsistência, a propriedade com frutas e verduras para consumo da família é uma forma saudável para o agricultor manter o seu alimento dentro da propriedade”, comenta.
LEIA TAMBÉM: Alto volume de chuva afeta a produção de bergamotas na região
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.