De acordo com os dados do portal Vacina Venâncio Aires, até essa sexta-feira, 24, 58,8% da população com 18 anos ou mais já havia recebido as duas doses ou a dose única contra a Covid-19. As segundas doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer estão sendo antecipadas e, para a próxima semana, já são ofertadas a pessoas com agendamento para os dias 8 e 22 de outubro, respectivamente. Já a segunda dose da Coronavac segue para agendados ou em atraso. A primeira dose já foi aplicada em 88% da população adulta e, desde o dia 15 de setembro, o município imuniza adolescentes abaixo dessa idade.
A equipe de imunização prevê para a próxima semana a aplicação de primeiras e segundas doses, além de dose de reforço para idosos, mantendo a descentralização e as opções de horários para o dia e entardecer. No entanto, a garantia da realização da programação depende da disponibilidade ou recebimento de vacinas. Nesta segunda-feira, 27, e na sexta, dia 1º de outubro, das 9 horas às 19 horas, será na Unidade Básica de Saúde do Bairro Gressler. Nos demais dias da semana, em outros bairros e no Centro, mantendo equipes no Bairro Gressler, das 17 horas às 19 horas.
LEIA MAIS: RS já vacinou 19% dos adolescentes e aplicou 33 mil doses de reforço
Publicidade
Na terça-feira, dia 28, das 8 horas às 16 horas, haverá vacina na UBS Santa Tecla. Na quarta-feira, no mesmo horário, no pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir e, na quinta-feira, na comunidade Nossa Senhora Rainha, no Bairro Coronel Brito.
Desde o início deste mês, os pacientes com sintomas de Covid-19 atendidos pelo SUS no Hospital Beneficente Sinimbu passaram a contar gratuitamente com a testagem do exame rápido de antígeno para a doença. Conforme a secretária de Saúde, Sinara Dhiel, anteriormente o SUS disponibilizava apenas o exame de PCR para a Covid-19. “A testagem foi ampliada no início deste mês e também pode ser realizada em todos os postos de saúde”, explica.
É importante frisar que os testes e as condutas seguem as orientações e protocolos técnicos do Estado e do Ministério da Saúde. “Com certeza oferecer este tipo de teste de forma gratuita significa ampliar a testagem e conseguir monitorar e rastrear o vírus de forma mais eficiente, colaborando com a queda nos índices de casos no município”, completa Sinara.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
This website uses cookies.