Na sessão desta segunda-feira, 23, os vereadores de Venâncio Aires aproveitaram o período dos pronunciamentos para demonstrar apoio a realização dos desfiles de rua do Carnaval 2017. Diferente de outros municípios, onde a festa foi cancelada devido a crise financeira, o Executivo de Venâncio confirmou o repasse de R$ 16 mil para cada escola de samba, a partir de uma verba que está sendo captada junto a empresas via Lei Rouanet. A decisão gerou críticas de parte da população, mas os parlamentares se mostram favoráveis e enfatizam a importância da realização do evento nos dias 25 e 27 de fevereiro, na rua Osvaldo Aranha.
O vereador e líder de governo, Ezequiel Stahl (PTB) destacou que “pela primeira vez, depois de muitos anos, a Administração conseguiu a aprovação de uma Lei Rouanet com tempo hábil para a captação”. Segundo ele, ainda que seja utilizado dinheiro público, o repasse para o Carnaval não corresponde a 0,02% do orçamento, que é superior a R$ 200 milhões.
Ciro Fernandes (PSC) ressaltou que não votaria contra se o projeto da verba fosse enviado ao Legislativo. “O Carnaval é uma tradição em Venâncio que deve permanecer.” A mesma opinião foi compartilhada pela vereadora Tata Haussen Oliveira (Rede). “É preciso que a população tenha consciência de que é o único evento que reúne mais de 20 mil pessoas de todas as classes e que não merecem ser punidas pela situação da economia, erros políticos.”
Publicidade
A parlamentar Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) enfatizou que quando o projeto do repasse da verba chegar ao Legislativo, esse deverá ser discutido com toda a comunidade, afim de encontrar uma solução que seja boa para a maioria.