Dados divulgados pela Secretaria de Saúde indicam que Santa Cruz do Sul enfrenta um aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias. Conforme os boletins epidemiológicos divulgados na semana passada e no início desta, os casos confirmados subiram de 51.267 para 51.332 em 7 dias. Com esse aumento, Santa Cruz alcança a marca de 838 casos positivos neste ano.
LEIA MAIS: Veja o que mudou na testagem para a Covid-19 nos postos de saúde
Destes, cinco pacientes estavam internados, sendo um deles no Hospital Santa Cruz e quatro no Hospital Ana Nery. Os dados também indicam que três pessoas hospitalizadas são de outros municípios. Em tratamento domiciliar estavam outros 77 infectados pelo coronavírus. O boletim aponta que havia 12 pessoas com suspeita da doença aguardando resultados de exames.
Publicidade
Apenas neste ano, Santa Cruz contabilizou cinco mortes. A mais recente foi registrada em março. Segundo o boletim, a vítima tinha 81 anos.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais são as comorbidades elegíveis para a vacinação contra a gripe
Mesmo após a aplicação das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 na pandemia, a imunização ainda é indicada para abrandar os sintomas em caso de infecção. Segundo informações da Secretaria de Saúde, o Município nunca interrompeu a aplicação das doses contra a Covid-19. “Até o momento, o Ministério da Saúde não recomendou qualquer alteração no formato de vacinação, grupo populacional ou outro”, manifestou a secretaria em nota.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Com nova onda, Santa Cruz deve receber 15 mil testes para Covid-19
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Santa Cruz, com aberturas de frascos em dias específicos. Por isso, a orientação é que o interessado entre em contato com o posto, para verificar os dias em que haverá disponibilidade. “Tal organização se deve à baixa procura e ao formato de envasamento do produto, que é multidose e apresenta apenas algumas horas de validade após abertura”, informou a Secretaria.
O horário de abertura das unidades na área urbana é das 7h45 às 11h15 e das 13 horas às 16h15. Na área rural, o atendimento é das 7h30 ao meio-dia e 13h30 às 16 horas. Em caso de dúvida sobre o reforço da imunização, a pasta recomenda que o morador leve sua carteira de vacinação para avaliação nos postos de saúde, onde será analisada a melhor conduta. Para quem deseja se imunizar também contra a influenza, é possível tomar as duas vacinas no mesmo dia.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Nova onda de Covid volta a exigir atenção da população
Dados nacionais indicam que houve aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em todas as regiões. Além de mais registros de Covid-19 e de influenza, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta para o crescimento do vírus sincicial respiratório, que afeta mais crianças e idosos.
“Vemos o aumento desse impacto principalmente em crianças pequenas, de até 2 anos, mas sabemos também que os idosos têm risco de vir a falecer por conta do VSR. Então, com a retomada desse vírus, tanto crianças pequenas quanto idosos têm que ficar atentos. E o VSR, em particular, vemos em todas as regiões do País com sinal de retomada, o que pode naturalmente estar associado à volta às aulas, sendo um grande facilitador”, disse Gomes.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A COVID-19
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.