As comemorações da Semana da Pátria de Santa Cruz do Sul terão um formato diferenciado, por causa da pandemia do novo coronavírus. Para evitar aglomerações do público e o risco de contaminação, o desfile cívico no feriado de 7 de setembro, as atividades na Praça Getúlio Vargas, no Centro, e a chegada do fogo simbólico ao município estão canceladas.
A medida cumpre o modelo de distanciamento controlado do Estado. A secretária municipal de Educação, Juliana Bach, esclareceu que as atividades precisaram ser remodeladas, conforme as orientações das autoridades de saúde. “Diante deste contexto de pandemia, entendemos que é importante manter a tradição de celebrar a pátria a fim de mostrar a todos que, mesmo com as dificuldades, seguimos firmes na busca por um Brasil melhor. Deste modo, adaptamos a programação”, disse. Uma reunião virtual na última quinta-feira com membros da comissão organizadora do evento definiu as ações que serão realizadas e o tema do evento municipal. A programação oficial será divulgada na próxima terça-feira, 1º.
LEIA TAMBÉM: Semana Farroupilha não terá desfile e cada CTG organizará as comemorações
Publicidade
Juliana adiantou apenas que a rede municipal de ensino está preparando um rol de atividades online a serem enviadas aos estudantes. Os temas da Semana da Pátria serão utilizados na construção das atividades escolares. “Com o objetivo de incentivar as crianças e os adolescentes ao patriotismo e à formação cidadã, queremos que eles reflitam sobre as questões do País, especialmente neste período de pandemia”, esclareceu a secretária.
Temas nacional e estadual
A Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN/RS), que anualmente escolhe dois temas — um de cunho nacional e um regional — para evidenciar ou homenagear um símbolo, instituição, brasileiro ilustre ou projeto, já divulgou os temas. Neste ano, o nacional é o Hino Nacional Brasileiro, e o regional, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade