O Grêmio tem apenas dois pontos em sete jogos e está afundado na lanterna do Brasileirão. Vive um período de turbulência inimaginável antes do início da competição e será comandado pelo interino Thiago Gomes, que não tem prazo para permanecer no cargo, após a saída de Tiago Nunes. Em busca da primeira vitória, o Tricolor enfrenta o Palmeiras a partir das 19 horas desta quarta-feira, 7, no Allianz Parque, em São Paulo, pela décima rodada. O confronto marca o reencontro das equipes finalistas da Copa do Brasil 2020, vencida pelo Palmeiras.
Com o apoio do elenco, Gomes garantiu escalar os atletas que vivem o melhor momento para a partida desta noite. O técnico da equipe de transição também tem a missão de aliviar a pressão interna, intensificada com os maus resultados. “Eu tenho autonomia para executar e fazer qualquer mudança buscando vencer jogos, nosso objetivo. Acima de tudo, conheço bem o grupo, principalmente acredito que algumas mudanças, uma ou outra, são sempre importantes. O time não vinha tendo performance a nível de resultado”, admitiu o comandante tricolor.
Dessa forma, haverá mudanças na escalação e também na maneira de atuar. É provável que a principal novidade seja a presença do lateral-direito Vanderson atuando improvisado como ponta direita à frente de Rafinha, o que deixa Douglas Costa na armação, com menos obrigações táticas. Assim, Jean Pyerre volta a ser opção entre os suplentes. O treinador deixou fora da lista de relacionados o zagueiro Paulo Miranda, o volante Lucas Silva e o atacante Luiz Fernando. Por outro lado, o meia Pinares, que estava com a seleção chilena na Copa América, viajou com a delegação e começa no banco de reservas.
Publicidade
“É muito importante montar uma equipe equilibrada, com jovens e experientes. Não podemos olhar para o futuro. É viver o jogo do Palmeiras. Conheço os meninos muito bem, sei onde cada um rende melhor, quem vive o melhor momento. Futebol é momento. Vamos oportunizar e mesclar quem está melhor no momento”, afirmou o treinador, que também tem outro grande desafio no sábado: o clássico Gre-Nal 433, às 16h30, na Arena.
Segundo Gomes, o elenco precisa superar essa fase tensa. “É muito importante passar tranquilidade, deixar o ambiente o mais leve possível. Tirar a pressão externa, não deixar ela entrar. É o que fiz com muita conversa, praticamente com todos os atletas. Conseguimos no pouco tempo deixar o ambiente mais leve. Se tiver uma pressão muito grande, a performance do atleta será mais baixa”, comentou Gomes.
Donos da casa chegam embalados
Palmeiras embalou ao vencer Bahia, Internacional e Sport Recife. A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira tem 70,4% de aproveitamento no Brasileirão e firmou-se no terceiro lugar, com 19 pontos. O Verdão quer tirar proveito da péssima fase do rival gaúcho para obter mais um triunfo no Brasileirão, de olho na liderança. Porém, o discurso é de cautela e respeito.
Publicidade
“O momento deles é complicado, mas é um time com muita tradição e, principalmente, um elenco muito forte. Temos que respeitar muito o Grêmio, mas também manter nossa postura, que é a mesma, independente do lugar que jogamos”, disse o atacante Breno Lopes, que já marcou três gols na competição e é o artilheiro da equipe. Pilares do sistema defensivo, o paraguaio Gustavo Gómez e o uruguaio Matias Viña retornaram após a eliminação de suas seleções na Copa América. Além disso, Patrick de Paula volta após cumprir suspensão. Os desfalques são Marcos Rocha, suspenso pelo terceiro amarelo, e Luiz Adriano, que trata um edema no joelho.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2021 – 10ª RODADA
PALMEIRAS x GRÊMIO
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Data: 07/07/2021, quarta-feira
Horário: 19 horas
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Igor Junior Benevenuto de Oliveira, com Frederico Soares Vilarinho (MG)
Publicidade
Rádio: Gazeta FM 107.9
Portal Gaz: Minuto a Minuto com Guilherme Athayde
TV: Premiere
PALMEIRAS: Jailson; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Viña ou Renan; Danilo, Felipe Melo ou Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga ou Rony e Breno Lopes; Deyverson
Técnico: Abel Ferreira
GRÊMIO: Brenno; Rafinha, Pedro Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Victor Bobsin e Matheus Henrique; Vanderson, Douglas Costa e Ferreira; Diego Souza
Técnico (interino): Thiago Gomes
Publicidade