Pelo menos 15 pessoas morreram em acidentes de trânsito durante o fim de semana no Rio Grande do Sul. As mortes aconteceram entre o começo da madrugada de sexta, 20, e o fim da noite desse domingo, 22, segundo levantamento da Operação Viagem Segura de Tiradentes, realizada devido ao feriado no sábado. No período, 147 acidentes deixaram 162 feridos. No ano passado, foram 13 mortes em quatro dias da Viagem Segura de Tiradentes, considerando as vítimas que vêm a óbito em até 30 dias pós-acidente.
Um dos acidentes deste fim de semana aconteceu por volta das 6 horas de sábado, 21, na BR-392, em São Sepé. Duas pessoas morreram carbonizadas em uma colisão frontal entre um Palio e uma carreta.
Conforme o balanço da operação, 11.387 veículos foram alvo de fiscalização dos órgãos de trânsito no Estado. Na edição de Tiradentes, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM registraram 4.852 infrações, recolheram 221 veículos e 103 documentos de habilitação irregulares.
Publicidade
As autuações por direção sob a influência de álcool constatadas por teste positivo no exame do etilômetro somaram 33. Dessas, oito condutores foram enquadrados por crime de trânsito e conduzidos a delegacia de polícia por apresentarem níveis acima de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Outros 68 condutores se recusaram a realizar o teste. Todos sofrerão as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento).
Publicidade