As Patrulhas Comunitárias do Interior (PCI’s) fazem parte do Plano Tático de Segurança Pública do Comando Regional do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP). Foram criadas com o objetivo de combater a criminalidade no campo e ao mesmo tempo aproximar as comunidades interioranas da polícia. A iniciativa tem gerado resultados satisfatórios. Exemplo disso foi a queda no número de abigeatos nos últimos três anos. Em 2016, foram 668 casos. Já em 2019, 363, uma diminuição de 45,65%.
Segundo o comandante do CRPO, coronel Valmir José dos Reis, o trabalho é centrado na proatividade e na prevenção criminal. “A polícia precisa da comunidade, assim como a comunidade precisa da polícia. Juntas elas podem muito mais. O policial começa a visitar as casas daquela comunidade, conhece os moradores e os comerciantes da área. Eles, por sua vez, também conhecem a polícia. É uma mudança de paradigma, a polícia não vai só reagir. Passará a agir antecipadamente, fornecendo informações qualificadas e cooperando em projetos”, afirma.
Dentre as atividades dos policiais que atuam nestas patrulhas, estão visitas a escolas, residências e estabelecimentos. Neste ano, já foram realizadas quase 500.
LEIA TAMBÉM: Crianças conhecem o trabalho da Brigada Militar em Santa Cruz
Publicidade
This website uses cookies.