Categories: Esportes

Em tarde de Jael, Grêmio goleia Botafogo e sobe para 4º no Brasileirão

A chuvarada que castigou Porto Alegre neste sábado, 1º, não impediu que 16 mil torcedores comparecessem à Arena para mais uma partida do Grêmio no Brasileirão. E presenciaram uma atuação de luxo da equipe, com direito a show de Jael. O centroavante marcou duas vezes, incluindo uma cavadinha em pênalti, e comandou a goleada sobre o Botafogo por 4 a 0, em duelo válido pela 22ª rodada. Com o resultado, o Tricolor volta ao quarto lugar na tabela de classificação, com 40 pontos. O próximo jogo é na quinta-feira, 6, contra o Santos, no Pacaembu.

Depois da classificação emocionante na Libertadores, as atenções do Grêmio se voltaram ao Brasileirão. Tentando não ficar para trás na corrida pelo título, o Tricolor entrou em campo com força máxima contra o Botafogo. Depois de não treinarem na sexta-feira, Leonardo Moura e Pedro Geromel foram confirmados no time titular, bem como o volante Ramiro e o atacante Jael. O desfalque de última hora foi o goleiro Marcelo Grohe, poupado devido a uma gripe. Paulo Victor foi o escolhido para defender a meta gremista.

Jogando em casa, o Grêmio começou a partida tentando impor o seu ritmo sobre o adversário. Com boa troca de passes, o Tricolor envolveu o Botafogo nos primeiros minutos, mas encontrava dificuldades para ingressar na área. As principais tramas ocorriam pelo lado direito e na bola aérea. 

Publicidade

Trapalhada botafoguense no começo e show de Jael

A primeira chance clara veio com mãozinha – literalmente – dos visitantes. Após Yago recuar errado, Saulo tentou afastar a bola de qualquer jeito. Ela sobrou para Luan, que chutou, explodindo na mão do zagueiro Joel Carli. O árbitro assinalou pênalti e Jael, o novo titular do ataque, mostrou categoria ao bater com cavadinha, abrindo o placar na Arena.

A resposta do Botafogo veio aos 11 minutos, e os jogadores reclamaram de um empurrão de Geromel em Joel Carli após cobrança de escanteio. Os comandados de Zé Ricardo encontravam dificuldades para criar chances. Já o Grêmio teve uma baixa aos 15 minutos, com a lesão do capitão Maicon, sendo substituído por Alisson. Aos 19, foi a vez de Jael ser puxado na área e pedir pênalti, não sendo atendido pelo árbitro.

Publicidade

 

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Com direito a cavadinha, Jael abriu o placar para o Grêmio na Arena

O camisa 9, em tarde inspirada, quase deixou sua marca aos 30 minutos. Depois de boa troca de passes, Luan cruzou e Jael acertou a trave do goleiro Saulo. Com chutes à longa distância e lançamentos longos, o Botafogo buscava se aproximar da área, mas não ameaçava a meta de Paulo Victor. Já o Grêmio mostrou que queria logo liquidar a partida. E, aos 44 minutos, Jael de novo brilhou. Após lançamento preciso de Cícero, ele matou no peito e fuzilou a meta adversária, ampliando a vantagem.

Botafogo pouco ameaça e Grêmio constroi mais uma goleada no ano

Publicidade

Na volta do intervalo, o Grêmio diminuiu um pouco o ritmo e o Botafogo passou a ter mais a bola. Mas quem esteve mais perto de marcar foi o Tricolor. Logo aos dois minutos, Cícero aproveitou rebote de cobrança de falta e obrigou Saulo a fazer boa defesa. Cinco minutos depois, Everton acertou a trave e quase ampliou o placar. No lance seguinte, o time carioca encaixou contra-ataque, mas Ramiro salvou o que poderia ser uma chance clara de Brenner.

Sem oferecer muito perigo quando chegava ao ataque, o Botafogo também deixava espaços na defesa. E, quando cedeu um contra-ataque, o Grêmio não perdoou. Luan carregou a bola pela direita e acionou Alisson. Sem marcação, ele chutou da entrada da área e fez o terceiro. O quarto quase veio com Everton, aos 21 minutos, mas ele parou em Saulo. Depois, aos 27, o Cebolinha tentou de cabeça e novamente o arqueiro botafoguense defendeu.

 

Publicidade

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Gramado da Arena foi castigado com a chuva que caiu em Porto Alegre neste sábado

A tarde infeliz da defesa do Botafogo ainda rendeu mais um pênalti para o Grêmio. Joel Carli novamente colocou a mão na bola. Desta vez, André, que acabara de entrar em campo, pegou a bola e bateu, fazendo o quarto gol gremista. No fim, o Tricolor manteve o domínio do jogo e esteve mais perto de chegar ao quinto gol do que o adversário diminuir a desvantagem.

 

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO 2018 – 22ª RODADA
GRÊMIO 4×0 BOTAFOGO

Publicidade

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 1º de setembro de 2018, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Cartões amarelos: Cortez, Cícero (Grêmio); Joel Carli, Marcelo, Rodrigo Pimpão (Botafogo)
Gols: Jael (Grêmio) – 10 min e 44 min/1ºT; Alisson (Grêmio) – 15 min/2ºT, André (Grêmio) – 30 min/2ºT

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Cícero (Douglas), Maicon (Alisson), Ramiro, Luan e Everton; Jael (André)
Técnico: Renato Portaluppi

BOTAFOGO: Saulo; Marcinho, Joel Carli, Yago e Moisés; Jean, Matheus Fernandes (Marcelo), Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão), Léo Valencia e Erik; Brenner (Rodrigo Aguirre)
Técnico: Zé Ricardo

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.