O salão da comunidade Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Bom Jesus, ficou lotado na tarde dessa quarta-feira para a formatura dos alunos do projeto Mão na Massa, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas em parceria com o Senac, responsável pela aplicação dos conteúdos. Familiares e amigos dos 70 formandos acompanharam a solenidade de entrega dos certificados ao grupo, que participou, ao longo do último semestre, de oficinas de pães, bolos, massas, molhos, doces, salgados, lanches rápidos e ceias natalinas na padaria do Cras Integrar.
Presente ao evento, a secretária de Políticas Públicas, Guiomar Machado, não escondeu a emoção durante a formatura dos alunos no projeto que deu início em maio, pouco mais de um mês após ter assumido a secretaria. “Estou sentindo uma emoção muito grande em ver a alegria dessas pessoas recebendo seus certificados. Foram aulas semanais com muita dedicação”, disse. “Minha alegria é saber que estamos inserindo as pessoas no mercado de trabalho, algumas já empregadas, outras produzindo em casa e conquistando uma renda. É gratificante”, disse Guiomar.
Dentre as ideias propostas durante o andamento do projeto Mão na Massa, a secretária promoveu a criação de duas turmas de inclusão, com alunos com deficiência. “Vim de uma escola onde criávamos projetos de inclusão. Agora, na secretaria, esta foi uma das grandes realizações de que pude participar.” Segundo ela, de início foi aberta uma turma. “Não sabíamos como seria a aceitação deles. Depois vimos o quanto adoraram, tanto que tivemos que criar uma segunda turma”, complementou.
Publicidade
Novidades em 2020
Foram entregues 240 certificados ao longo do semestre – incluindo outras formaturas já realizadas – para cerca de 170 participantes (alguns estiveram em mais de uma oficina) de 16 turmas. De acordo com a coordenadora do Mão na Massa, Luciana Back, o sucesso do projeto já cria expectativa para o ano que vem. “Para 2020 devemos iniciar os trabalhos em março, com oficinas diferentes que incluem sobremesas, petiscos, pizzas, alimentos integrais e até marmitas.”
A solenidade contou ainda com a presença da vice-prefeita Helena Hermany; do coordenador do Cras Integrar, Jeferson de Souza Redondo; e do presidente da Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus, Clairton Ferreira, o Tim.
Publicidade