O Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti deve mobilizar mais de 300 pessoas neste sábado. Serão 160 militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) e 140 servidores da Prefeitura, entre agentes de saúde e endemias e trabalhadores das secretarias da Saúde, do Meio Ambiente, de Obras e da Guarda Municipal.
De acordo com o secretário de Saúde de Santa Cruz, a maior ação será no Bairro Schulz, onde foram encontrados os nove focos de larvas do mosquito. Lá, 80 pessoas devem atuar na limpeza de terrenos e recolher materiais que acumulam água para eliminar e evitar novas larvas do Aedes. O grupo contará com quatro caminhões da Prefeitura para o recolhimento do lixo, além de veículos de apoio.
Hermany ressalta que a comunidade pode ajudar no combate, se voluntariando para o mutirão no bairro. Os interessados em ajudar devem se apresentar no CTG Lanceiros, na Rua Farroupilha, às 7h45. O local será o ponto de encontro dos profissionais e voluntários e onde deve ser servido um almoço para quem participar da ação.
Publicidade
Em outros 33 bairros do município, o Dia D estará focado na prevenção do inseto. Os moradores receberão orientações e esclarecimentos sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além de um panfleto com o telefone para denúncias de casos de imprudência de proprietários. Ao todo, cerca de 52 mil residências devem ser visitadas neste sábado. Em caso de chuva, a programação será reavaliada.
De acordo com o governo do Estado, todos os 497 municípios gaúchos promoverão ações de conscientização neste sábado. Em torno de 60 mil pessoas participarão da mobilização. No País, o Dia D deve contar com mais de 220 mil militares das Forças Armadas, além de voluntários e agentes de saúde e endemias. A expectativa do Ministério da Defesa é de visitar pelo menos 3 milhões de residências durante o dia.
Publicidade
This website uses cookies.