A poucos dias do início da campanha de vacinação contra a gripe A em todo o Estado, Santa Cruz do Sul organiza as estratégias para a imunização. Em 2016, a meta é vacinar 80% das 42.305 pessoas que correspondem ao público-alvo. Até agora, as doses estão sendo repassadas pelo Estado para o município de forma fracionada. Ainda na semana passada, 24% dos lotes foram encaminhados à 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Hoje deve chegar mais 30%.
Conforme a diretora de ações e programas da Secretaria da Saúde, Clarissa Gohlke, as vacinas serão distribuídas para os postos nesta sexta-feira. A intenção é deixar tudo pronto para o início da campanha na segunda-feira, dia 25. Outra atividade que deve movimentar o município é o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação acontece no próximo dia 30 em todas as 33 unidades de saúde e também no Centro Materno Infantil (Cemai). “Já entramos em contato com a CDL a fim de solicitar a casa localizada na Marechal Floriano. Assim, a vacina fica de mais fácil acesso para a população no Dia D”, afirma Clarissa.
No Vale do Rio Pardo, três casos suspeitos estão sob investigação. A resposta dos exames deve ser encaminhada pelo Laboratório Central de Porto Alegre até o fim da tarde de hoje. Para receber a vacinação de graça, a população que faz parte dos grupos prioritários precisa se deslocar às unidades de saúde munida de documento e carteira de vacinação. Outra orientação, segundo Clarissa, é a prescrição médica para doentes crônicos. “Sem esta comprovação eles não receberão a vacina. É uma regra que nos é repassada pelo Estado”, informa.
Publicidade
As pessoas que não estão incluídas nos grupos prioritários devem ficar atentas quanto à disponibilidade de doses por meio da rede particular. Contatada pela Gazeta do Sul na tarde de ontem, a Imuniza afirmou que não há previsão para a chegada de novos lotes. Já a Clínica de Vacinas informou, pela sua rede social, que mais uma remessa deve chegar ainda hoje.
LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL
DESTA QUARTA-FEIRA
Publicidade
This website uses cookies.