Santa Cruz do Sul

Em Santa Cruz do Sul, desfile de 7 de Setembro evidenciou a educação

No dia 7 de setembro de 1822, era anunciada a independência do Brasil do colonizador Portugal. Duzentos anos depois, o país comemora o bicentenário da independência e também a liberdade e alegria de poder sair às ruas após dois anos de restrições devido à pandemia de Covid-19. Nesta quarta-feira, Santa Cruz do Sul presenciou o maior desfile alusivo ao Dia 7 de Setembro, o Dia da Independência, já realizado no município.

Aproximadamente cem entidades desfilaram pela Rua Ernesto Alves, totalizando cerca de 5 mil pessoas. A rua teve as calçadas lotadas por pessoas que prestigiaram o momento. Neste ano, o tema municipal do desfile foi “Educação: Patrimônio Cultural, Histórias e Memórias da Cidade”. Por isso, o homenageado foi uma personalidade representativa da educação santa-cruzense, o professor e diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen.

Para ele, ser escolhido como homenageado é uma grande honra, mas Raschen ressaltou que a lembrança é também direcionada a todos educadores de Santa Cruz. “Quero dividir isso com todos professores e todos aqueles que atuam na educação, porque esse é o caminho para um país melhor. Todas as escolas, públicas e privadas, que fazem um trabalho de formação de nossas crianças, adolescentes, que depois podem seguir o caminho da universidade. Um povo bem preparado é um povo feliz e pode fazer a diferença para o país”, destacou.

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: veja registros do desfile de 7 de Setembro em Santa Cruz

Momento evidenciou a cultura da paz

Uma das novidades neste Desfile de 7 de Setembro foi a presença de 200 crianças e adolescentes que, com camisetas brancas, representaram o programa Pacto Santa Cruz pela Paz. “É um grande projeto que visa levar a cultura de paz para dentro das escolas e todas forças ativas da cidade. As crianças estão animadíssimas com o Pacto e felizes em estar vestindo a camiseta da Paz, desse projeto que se faz cada vez mais forte em Santa Cruz do Sul”, comentou o secretário municipal de Educação Wagner Machado. 

O titular da pasta também enfatizou a importância do tema do desfile deste ano. “Falamos em uma pátria educadora, de construir o futuro e, sem dúvida, para construir o futuro com uma base sólida é preciso estar alicerçado nos pilares da educação. Homenagear as pessoas que fazem parte da educação em Santa Cruz e que se empenham nesse tema é fundamental. E esse é o momento mais adequado. Educação é isso, traz liberdade e independência para as pessoas”, observou Machado.

Publicidade

Desfile histórico

O secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, salientou o tamanho do desfile e comemorou a boa adesão da população santa-cruzense. “É um evento muito família, as pessoas vieram com sua cadeira de praia e o dia também está muito bonito. É um desfile para ser apreciado e é uma festa de celebração desses duzentos anos. Sem dúvida é o maior desfile até então já feito na cidade de Santa Cruz do Sul”, disse.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: desfile cívico lota a Rua Andrade Neves

O primeiro desfile de Otávio

Nascido em janeiro de 2020, pouco antes do início da pandemia de Covid-19, Otávio Thies, de 2 anos e 7 meses de idade, viu pela primeira vez um desfile alusivo ao Dia da Independência do Brasil. Incentivado pelos pais Rosângela e Leandro Thiesen, o menino acompanhou momentos emblemáticos, como a apresentação da banda do Exército, a passagem dos projetos PM Mirim e Bombeiro Mirim, além do desfile de tantas escolas que passaram pela Rua Ernesto Alves. 

Publicidade

A mãe de Otávio lembrou que, quando criança, participava dos desfiles, e agora pretende passar a tradição ao filho. “Eu sempre desfilava pelas escolas, grupos, projetos e para nós agora é diferente estar aqui com o Otávio e mostrar tudo isso para ele. No ano que ele nasceu não teve, então é o primeiro e fizemos questão de vir e mostrar para ele”, contou Rosângela.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.