Santa Cruz do Sul

Em Santa Cruz, 7,6 mil estão em dia com a Receita Federal; veja números da região

Desde que o prazo para declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 foi aberto, em 15 de março, 7.686 contribuintes de Santa Cruz do Sul já acertaram as contas com o Leão. Os dados da Receita Federal, até quinta-feira, demonstram que isso equivale a 18,98% do esperado. No País, o total chega a 23,85%. Até 31 de maio, quando encerra-se o prazo para declaração, a Receita estima que 40.528 santa-cruzenses façam a regularização. Desde o ano passado, o período para envio foi ampliado, tendo em vista que os informes de rendimentos foram liberados em fevereiro.

LEIA TAMBÉM: Entrega do tabaco chega a 60% em Santa Cruz do Sul

Conforme o órgão, isso dá mais tempo para o cidadão se organizar e ter acesso à declaração pré-preenchida, com informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e instituições financeiras. No Vale do Rio Pardo, os municípios com maior número de pessoas que precisam declarar o IR, além de Santa Cruz, são: Venâncio Aires, com 14.468 contribuintes; Rio Pardo, 6.244; Vera Cruz, 5.257; Candelária, 4.243; Pantano Grande, com 1.883.

Publicidade

Neste ano, o limite de rendimentos tributáveis que obriga o contribuinte a declarar subiu de R$ 28.559,70 para R$ 30.639,90. Com isso, no País são esperadas 43 milhões de declarações. Segundo a Receita, 81,1% das entregas até agora terão direito a receber restituição, enquanto 10,8% terão que pagar o imposto. O órgão aponta que 43% dos contribuintes usaram a declaração pré-preenchida, com as informações já salvas de envios anteriores, sendo necessário apenas confirmar ou retificar os dados. O primeiro lote de restituição está previsto para o dia 31 de maio.

Doações para entidades sociais podem ser feitas durante a declaração

Ao efetuar a declaração, o contribuinte pode optar por fazer doações, limitadas a 6%, do imposto devido ou da restituição. Se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo: crianças e adolescentes e idosos. Ainda é possível realizar uma oferta maior, mas o valor não poderá ser deduzido do imposto a pagar.


LEIA TAMBÉM: Sete vereadores mudam de legenda na janela partidária

Publicidade

O contribuinte pode deduzir, dentro do limite global de 6%, doações para três tipos de ações feitas no ano anterior: incentivos à cultura, como doações, patrocínios e contribuições ao Fundo Nacional da Cultura; incentivos à atividade audiovisual; e incentivos ao esporte.
Para isso, ao preencher a declaração, pode-se escolher o fundo do idoso ou da Criança e do Adolescente, podendo ser em âmbito nacional, estadual ou municipal. Não é possível optar por uma entidade. É necessário escolher o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto devido e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração.”
Assim que ela for selecionada, o sistema emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que precisa ser pago até o último dia de entrega da declaração, junto com o Imposto de Renda. A contribuição não pode ser parcelada.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.