A busca por maior qualidade de vida fez com que a procura por atendimentos odontológicos tivesse um aumento em Venâncio Aires. Em 2021, foram 8.117 consultas e 22.880 procedimentos.
Já no ano passado, foram registrados 15.383 consultas e 51.488 procedimentos. O aumento mostrou-se significativo durante o primeiro mandato da gestão Jarbas da Rosa e Izaura Landim. Nesse período, verificou-se um crescimento de 90% em consultas e 125% em procedimentos.
LEIA TAMBÉM: Emissão de recibo digital por profissionais da saúde passa a ser obrigatória a partir desta quarta-feira
Publicidade
O coordenador em Saúde Bucal, Jonas Caríssimi, afirma que o aumento nos números ocorreu após a pandemia de Covid-19, com a retomada na busca pelos procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). “A gente tem notado a credibilidade que o SUS ganhou após a distribuição das vacina. Isso fez com que várias pessoas migrassem de planos de saúde para tratamentos gratuitos junto às unidades de saúde”, explica.
Dentre os atendimentos odontológicos ofertados pela rede municipal em 2024, a maior procura foi pela limpeza dentária, com 14.343 procedimentos, e restaurações, com 5.138.
“Acompanhamos os relatórios, assim como os procedimentos e a evolução de cada dentista nas unidades de saúde. Realizamos um quantitativo geral do ano de 2024, e a limpeza dentária e as restaurações de dentes são os procedimentos que mais aparecem com frequência de execução, ou seja, a população tem buscado por procedimentos na rede municipal SUS”, destaca o coordenador.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Abertas as inscrições de treino cognitivo para pessoas com 60 anos ou mais
O incremento nos números reflete o impacto positivo da ampliação do serviço odontológico em Venâncio Aires. Isso porque os espaços nas Unidades de Saúde para a oferta dos procedimentos foram expandidos e reformados.
“Por meio do acompanhamento, a gestão nestes últimos quatro anos buscou ampliar os serviços e oferecer ambientes adequados para os profissionais e para os usuários dos serviços. Um exemplo pode ser visto na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Caic, que passou por reforma e reabrimos os atendimentos”, ressalta o coordenador em Saúde Bucal.
Publicidade
Segundo ele, isso também aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Travessa e na UBS localizada em Linha Teresinha. Houve ampliação de atendimentos na Unidade Básica de Saúde Cruzeiro, na UBS Battisti e também no Centro de Especialidades Materno Infantil (Cemai), além de outros locais onde não eram prestados serviços odontológicos. Caríssimi salienta que, em breve, haverá oferta de consultas e procedimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central para a população da região do centro da cidade.
Outras ações e projetos foram realizados em quatro anos em saúde bucal. Um deles é a implantação do programa Sorria Venâncio, que atende alunos da rede municipal e estadual de ensino.
Além disso, ações educativas de prevenção e cuidados com os dentes junto a atividades organizadas em bairros e no interior, a informatização e a climatização de todos os consultórios, aquisição de mobiliários novos e ampliação de equipe. A rede municipal conta com 18 profissionais dentistas e sete auxiliares odontológicos.
Publicidade
LEIA MAIS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
This website uses cookies.