O feriado do Dia da Independência é marcado pela grande quantidade de chuva e a incidência de descargas elétricas em Santa Cruz do Sul. A instabilidade no Rio Grande do Sul começou ainda nessa segunda-feira, 6, por volta das 15h30, quando foi registrado temporal de granizo em São Borja, na Fronteira. Entre essa segunda e terça, a precipitação se espalhou pelo Estado, como mostra a imagem abaixo.
Em Santa Cruz, a chuva teve início por volta das 22 horas dessa segunda. Desde então, em pouco mais de 13 horas, o município já registrou 55 milímetros de precipitação – o número corresponde a 30% de toda a chuva esperada para o mês de setembro (de 182 milímetros). Do dia 1º até 11 horas desta terça-feira, já são 68 milímetros no município. No ano passado, todo o mês de setembro registrou 224,8 milímetros de chuva em Santa Cruz – até o dia 7, foram 59,7 milímetros (já ultrapassados antes mesmo de o dia acabar em 2021). Os dados são da estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações, no Centro do município.
O número pode ser ainda maior no fim do dia: segundo o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall, o volume de chuva pode passar dos 100 milímetros em Santa Cruz nesta terça-feira. O alerta, segundo ele, é para a possibilidade de alagamentos e transbordamento de rios, lagos e sangas no município. A chuva deve permanecer na região ainda nesta quarta-feira, também com chance de temporais. Um alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também dura até esta quarta, destacando a chance de danos, como queda de árvores e estragos em plantações.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Chuva retorna à região nesta semana; há possibilidade de temporais
Raios
Também marcou o começo do dia a intensidade de raios em Santa Cruz. A incidência deve ser tamanha, ao longo desta terça-feira, 7, que a MetSul Meteorologia acredita que o Rio Grande do Sul estará entre as regiões do mundo como maior ocorrência desse fenômeno, em consequência da atuação de uma frente quente, que se forma sobre o Estado. A MetSul explica que as frentes quentes costumam trazer muitos raios, porque “a atmosfera em altitude está muito aquecida e com temperatura mais baixa em superfície”. Essa condição resulta em tempestades de granizo, além de vento forte e localizado.
A previsão se confirma, ao menos nas primeiras horas desta terça: atualizações da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat) mostram tanto a intensidade das ocorrências quanto os raios registrados na última hora (veja nas imagens abaixo), no Rio Grande do Sul. Santa Cruz aparece em uma área de intensidade moderada a intensa e de certa ocorrência de raios entre 10h45 e 11h45.
Publicidade
Previsão do tempo
A semana deve continuar com temperaturas amenas até sábado, 11, oscilando entre as mínimas de 11 graus e máximas de até 23 graus. A chuva, segundo a previsão da MetSul Meteorologia, deve seguir até sexta-feira, dando trégua no sábado, mas retornando no domingo. No fim de semana, a temperatura deve subir. Veja a previsão abaixo:
LEIA TAMBÉM: Moradores de cinco bairros estão sem água na manhã desta terça em Santa Cruz
Publicidade