Santa Cruz do Sul

Em plena semana do Meio Ambiente, árvores no trevo da Rua Juca Werlang são cortadas

Um dos primeiros trevos que recepcionam quem chega a Santa Cruz do Sul via Acesso Grasel passou por mudanças drásticas nessa quinta-feira, 1º, em virtude de um corte de árvores feito pela Rio Grande Energia (RGE), concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica. No fim da Rua Juca Werlang (sentido bairro–Centro), fica o trevo que conecta o Centro e o Bairro Santo Inácio pela Rua Gaspar Silveira Martins, bem na frente do prédio da Receita Federal.

LEIA TAMBÉM: Podas chamam a atenção de moradores em Santa Cruz; veja o que diz a RGE

Justamente na Semana do Meio Ambiente, a ação da RGE derrubou árvores que faziam parte do cenário local há décadas. Segundo uma moradora que reside há 40 anos na frente do trevo, as canafístulas já estavam lá quando ela fixou residência. “O correto seria que só podassem, não que tirassem tudo. Até porque a gente não sabe como vai ficar, se as árvores que vão plantar ali serão bonitas como as que estavam. É uma pena, pois elas sempre fizeram parte do trevo.”

Publicidade

Comerciantes das redondezas, que preferiram não se identificar, também lamentaram a situação. Um vendedor aproveitou para criticar as podas feitas pela companhia elétrica.

“Tem uma árvore que cortaram todos os galhos de um lado e deixaram os do outro. Ela está pendendo para o lado mais pesado. Com uma chuva ou se apodrecer o galho, ele vai cair inteiro”, apontou. Já um segundo comerciante das redondezas aprovou o serviço. “Acho que se os galhos estão caindo, tem que cortar mesmo.”

LEIA TAMBÉM: Grupo avança para proteção do Cinturão Verde; veja ações

Publicidade

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura lembra que o corte de árvores é feito apenas por pessoal responsável. A Resolução Consema 358/2017 estabelece critérios para o licenciamento de manutenção da vegetação nativa e exótica em faixas de segurança das redes de distribuição de energia, de forma a garantir a segurança da população e a integridade do sistema, conforme normas técnicas. Situações pontuais de excessos podem ser denunciadas via preenchimento de formulário disponível no Sistema Online de Licenciamento, no link secweb.procergs.com.br/sra/.

RGE vai replantar 200 mudas

A retirada das árvores do trevo que liga as ruas Juca Werlang e Gaspar Silveira Martins é parte de uma ação da RGE em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, intitulada Arborização + Segura. A intenção é substituir árvores que coloquem em risco a fiação elétrica. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, César Cechinato, o objetivo é trazer mais segurança para a população.

LEIA MAIS: Programa Arborização + Segura fará o plantio de mais de 200 árvores em Santa Cruz

Publicidade

“Desde 2019, o Programa Arborização + Segura vem sendo de fundamental importância na substituição gradual e organização da arborização pública. Sobretudo, no que diz respeito à eliminação de riscos elétricos envolvendo árvores nos dias de temporais e no auxílio com mão de obra para atividades de manejo”, avalia.

Segundo a RGE, o trabalho de reposição das árvores vai alcançar as ruas Rui A. Kaercher, Augusto Spengler, Gaspar Silveira Martins, Carlos Swarovski, Marechal Deodoro, Paul Harris, Ramiro Barcelos, Tenente Coronel Brito e Thomaz Flores e ainda as avenidas João Pessoa, Senador Alberto Pasqualini e Independência.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.