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Em Pantano Grande, se falta luz também se fica sem sinal de telefone

Basta uma pequena queda no fornecimento de energia para que os consumidores da Vivo fiquem sem telefone em Pantano Grande. O problema é recente e tem incomodado no município, que acaba ficando sem comunicação quando ocorre uma falha na transmissão de eletricidade. A operadora promete corrigir o problema em até dois meses.

Além de ser um problema grave de comunicação, a falta de telefones quando não há luz tornou-se um risco para os pantanenses. “Não é só pela mera falta de telefone. Quando estamos sem o sinal ficamos ilhados. Se ocorre um acidente, por exemplo, como se chama o socorro, se a maioria dos aparelhos ligados no município é da Vivo?”, indaga o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Mauri Vili Kuhn.

De acordo com ele, tanto as entidades de classe como a CDL e a própria prefeitura de Pantano Grande já cobraram explicações da operadora, mas ainda convivem com o problema.

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Comenta-se, informalmente na cidade, que as baterias que mantêm o sistema operando quando falta eletricidade teriam sido furtadas. A Vivo estaria ciente da situação, mas não corrigiu o problema, pois o espaço onde fica a torre de transmissão não ofereceria segurança para a reposição do equipamento. “Não temos certeza se isto é verdade, mas o que importa é que quando ocorre uma falta de luz os telefones ficam sem serviço e isso é grave”, reforça Kuhn.

Troca de bateria em dois meses

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Vivo informou à Gazeta do Sul que monitora constantemente sua rede para identificar anomalias e coibir ações de vândalos. Entre as medidas está, por exemplo, a instalação de presilhas de contenção em cabos e equipamentos. No caso específico de Pantano Grande, mencionado pela reportagem, a empresa informa que o site (torre) possui bateria em funcionamento e está prevista a substituição do equipamento por outro de maior autonomia, a fim de garantir o funcionamento dos serviços mesmo em caso de longas interrupções no fornecimento de energia. A troca está prevista para ocorrer em até 60 dias.

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O comunicado segue destacando que a Vivo orienta a população para, ao identificar uma situação suspeita ou criminosa, denunciar a ação, com total sigilo, no canal 0800 14 44 44. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Também é possível acionar a Brigada Militar, ligando para o 190. Nos demais casos, a empresa orienta a população para que entre em contato pelo número 103 15 quando identificar problemas ou irregularidades na rede.

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