Um novo surto de ebola na República Democrática do Congo, na África, já deixou 17 pessoas mortas. A doença é espalhada por vírus e causa febre hemorrágica. O comunicado foi feito pelo Ministério da Saúde do país nesta terça-feira, 8, e alerta para uma emergência de saúde pública internacional. No dia 3 de maio, o ministério foi notificado de 21 casos, que tiveram taxa letal de 80%. Desde a data, nenhum novo caso foi registrado.
O epicentro dos casos registrados este ano é em Bikoro, cidade no noroeste do país. Uma equipe do Ministério da Saúde, com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Médicos Sem Fronteiras já visitaram o local para tentar conter o surto.
No ano passado, a doença ebola também teve um pequeno surto e matou quatro pessoas, mas logo foi controlada. A epidemia recente mais notável da doença foi a que atingiu toda África Ocidental entre o final de 2013 e 2016 e causou a morte de cerca de 11,3 milhões de pessoas dos 29 mil casos notificados. Na ocasião, as áreas mais atingidas foram Guiné, Libéria e Serra Leoa. O vírus do ebola foi descoberto em solo africano em 1976. Desde lá, esta é a nona epidemia que o continente enfrenta.
Publicidade
RELEMBRE: