Em nota, entidades repudiam suspeitas levantadas por vereadora que pediu estudo sobre a água

O Fórum em Defesa da Água Pública de Santa Cruz do Sul e o Sindiágua RS emitiram uma nota de repúdio à solicitação da vereadora Nicole Weber (PTB), em relação a um estudo para saber se o Noronívus, que causa a Doença Diarreica Aguda (DDA) está sendo transmitida pela água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Conforme o documento divulgado pelas entidades, a parlamentar assumiu postura leviana, para gerar pânico desnecessário ao fazer tal proposta.

A vereadora protocolou o pedido de estudo através de uma indicação, nessa terça-feira, 9. Recentemente, a vereadora e o namorado, o deputado federal Marcelo Moraes (PTB), foram diagnosticados com DDA. A nota do Fórum em Defesa da Água Pública e do Sindiágua, inclusive, cita a infecção de Nicole. “Enquanto Santa Cruz do Sul vivia um surto da doença, nunca se interessou em saber a causa. Somente teve interesse quando aconteceu com ela”, afirma o texto. A nota pontua, ainda, que a estratégia de Nicole, ao solicitar o estudo tem foco em endossar a privatização da água, projeto apresentado a Santa Cruz, em outros governos, pelo PTB.

LEIA MAIS: Vereadora Nicole e deputado Marcelo têm diagnóstico da DDA

Publicidade

Ao protocolar a indicação, a parlamentar citou que 512 pessoas buscaram atendimento médico, apresentando sintomas que incluíam vômito, diarreia, enxaqueca e dor abdominal. O pedido da petebista será votado na próxima sessão da Câmara de Vereadores, a ser realizada nesta terça-feira, 16. Depois, segue para o Palacinho, que poderá acatar ou não.

Confira a nota do Fórum em Defesa da Água Pública e do Sindiágua RS

O Fórum em Defesa da Água Pública de Santa Cruz do Sul, juntamente com o Sindiágua RS, vem manifestar a sua preocupação e também o seu repúdio às suspeitas levantadas pela vereadora Nicole Weber (PTB) em relação à qualidade da água da CORSAN em Santa Cruz do Sul. Ela assume uma postura leviana, para gerar pânico desnecessário, ao propor “estudo sobre a água da Corsan”.

Ora, há muitas décadas a população de quase todo o Estado do Rio Grande do Sul tem sido abastecida de água e tem o tratamento do seu esgoto realizado pela CORSAN (hoje isso ocorre em 317 municípios). Antes de usar a tribuna para um assunto tão sensível, deveria ter solicitado à CORSAN informações de como são realizadas as análises da água. Ao longo da história, nunca se encontrou motivos para colocar em dúvida este serviço. Muito pelo contrário: trata-se de uma água que passa constantemente por critérios de qualidade – inclusive, determinados por portarias da Organização Mundial da Saúde – e que nunca acarretou quaisquer tipos de problemas à saúde da comunidade. Portanto, por quê resolver colocar em xeque a água da “Corsan”?

Publicidade

Outro ponto que nos causa surpresa é que a representante do povo, enquanto Santa Cruz do Sul vivia um surto da doença, nunca se interessou em saber a causa. Somente teve algum interesse quando aconteceu com ela. Ou seja, os problemas da população em geral não importam a esta dita “representante” do povo?

Por fim, julgamos que a atitude da vereadora é mais uma tentativa de somar esforços à privatização da água, seja no município de Santa Cruz do Sul, onde o seu partido já fora derrotado no passado, seja no Estado, onde também o seu partido votou favoravelmente para que isso venha ocorrer.

O Fórum em Defesa da Água Pública é composto por entidades que têm compromisso e responsabilidade com a vida e a saúde das pessoas e tem legitimidade para se manifestar a respeito. Aliás, se hoje o município tem água pública, limpa e de qualidade, é graças à ação do Fórum que impediu a privatização da água durante o governo Kelly Moraes, do PTB. O Fórum reitera que água é um bem público, que, em hipótese nenhuma, pode ser privatizada. Àqueles e àquelas que se aliam a este projeto nada mais querem do que seguir dando vazão à política da fome, da miséria e da morte.

Publicidade

LEIA MAIS: Água contaminada é causa mais provável de surtos de diarreia aguda em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.