Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ARREPENDIDA?

Em nome de autora, homem pede desculpas a Renatinho

Foto: Bruno Pedry

Garçom Renato Santos foi alvo de diversas ofensas racistas proferidas por uma mulher

O caso de injúria discriminatória ocorrido na última sexta-feira segue causando repercussão em Santa Cruz do Sul. Na tarde de segunda-feira, 5, um homem pediu desculpas ao garçom Renato Santos, o Renatinho, em nome da autora das ofensas com termos racistas proferidas ao funcionário do Santomé Bar e Restaurante. O proprietário do estabelecimento, Kléber Eduardo Grutzmann, que foi o responsável por acionar a Brigada Militar (BM) para prender a mulher de 58 anos, presenciou o momento.

LEIA MAIS: “Ela feriu a minha alma”, diz Renatinho, ofendido com termos racistas por mulher

“Um senhor se apresentou como sendo representante da Rejane Maus, não informou se era advogado ou parente dela. Pediu desculpas pelo ocorrido. Eu falei que não deveria pedir desculpas a mim e sim ao Renatinho. Aí ele pediu um tempo com ele e foram para um canto, onde conversaram durante um período”, comentou Kléber. Após as desculpas, o homem, que não revelou seu nome, perguntou ao dono do Santomé se Rejane havia deixado algo por pagar, que ele queria acertar o valor. Depois, foi embora.

Publicidade

Caso repercutiu em sessão da Câmara

O momento em que um homem pediu desculpas a Renatinho, na segunda-feira, foi presenciado pelo vereador Alberto Heck (PT), que citou parte do episódio na sessão da Câmara de Vereadores nessa terça-feira. “Por acaso, no momento em que estive lá, compareceu um senhor para, em nome dessa senhora, pedir desculpas ao Renatinho. Ele disse que ela não tinha feito isso de coração, que estava alterada por causa do alcoolismo e de problemas de saúde, se encaminhando para tratamento”, relatou Heck. Sobre o caso de injúria, o vereador condenou a atitude da mulher.

“Pude ver muitas pessoas prestando solidariedade ao Renatinho que, resignadamente, escutou aquele monte de bobagens e ofensas. As pessoas se indignaram e chamaram as autoridades, por isso as parabenizo”, salientou. Quase todos os vereadores citaram o caso de Renatinho na sessão. Em depoimento emocionado, o único vereador negro na Câmara e segundo titular eleito na história de Santa Cruz, Cleber Pereira (União Brasil), mostrou sua indignação. “Renatinho, eu sei o que tu passou, meu irmão. E a gente sabe que não é um caso isolado”, disse ele na tribuna.

LEIA MAIS:

Relembre

O caso que chocou a comunidade de Santa Cruz do Sul aconteceu na última sexta-feira, no início da tarde, no Santomé Bar e Restaurante, que fica na Rua Marechal Floriano, no Centro. Rejane Maus, de 58 anos, ofendeu o funcionário Renato Santos, o Renatinho, de 32 anos, no local.

Publicidade

O proprietário do estabelecimento, Kléber Eduardo Grutzmann, de 35 anos, presenciou o fato e acionou a Brigada Militar. Por volta das 15h30, os policiais prenderam a acusada pelo crime de injúria discriminatória.

LEIA MAIS:

Os clientes que presenciaram a situação ficaram revoltados e as câmeras de monitoramento registraram o fato. Mesmo diante do flagrante da BM e da homologação da prisão pela Polícia Civil, o Poder Judiciário concedeu o direito de liberdade provisória à mulher, mediante termo de compromisso de comparecimento a todos os atos do processo. A autora dos insultos também deverá comparecer mensalmente em juízo para informar e justificar suas atividades.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.