Após a confirmação de que apenas cinco pessoas sobreviveram ao desastre envolvendo a delegação da Chapecoense e jornalistas, a preocupação se volta para o estado de saúde destes feridos. Em entrevista ao canal Globo News e ao Sportv, o médico Guilherme Molina informou que o jogador Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel tem situação crítica, mas estável. Já o zagueiro Neto passa por cirurgia e está em estado grave.
Segundo Molina, o primeiro a ser socorrido, Alan Ruschel, tem uma lesão em uma vértebra. Ele passou por uma cirurgia e precisou ser transferido para a Clínica Somer, onde passa por um procedimento neurológico. “Alan chegou entre 2h30 e 3 horas com compressão de tíbia do membro inferior, compressão abdominal e fratura na vértebra dorsal 10. Foi levado para cirurgia para tratar de todas as fraturas”, explicou. Ele afirmou ainda que há sequelas nos membros inferiores que trazem o risco de perda dos movimentos.
O zagueiro Neto, o último sobrevivente a ser resgatado, está com traumatismo craniano. Ele passa por uma bateria de exames para que o corpo médico analise o diagnóstico e as possibilidades cirúrgicas. “Ele chegou 6h45 desta manhã em estado muito severo, com trauma encefálico e fratura exposta de membros. Foi entubado, fez exames e neste momento está em cirurgia para que se garanta sua vida”, explicou o diretor do hospital.
Publicidade
Já o jornalista esportivo passou por cirurgia e segue na UTI. “Ele chegou com problema respiratório severo, lesões no corpo e no pé. O paciente se estabilizou e neste momento se encontra na unidade de cuidados intensivos”, contou Molina.
Ainda em entrevista à emissora, Molina afirmou que o fato de não ter acontecido uma explosão favoreceu para que houvessem sobreviventes. Ele confirmou ainda que, apesar da confusão nas informações sobre Danilo, o goleiro não resistiu e morreu.
Publicidade