Os erros de finalização do Grêmio e a boa defesa do Atlético-PR fizeram com que a estreia do Grêmio diante do seu torcedor no Campeonato Brasileiro terminasse em empate. Diante do bom time treinado por Fernando Diniz, a equipe de Renato Portaluppi jogou bem e empolgou o torcedor na Arena, na noite deste domingo, 22. No entanto, não foi o bastante e o Tricolor amargou um empate em 0 a 0. Nos últimos 20 minutos, a equipe da casa esteve ainda com um jogador a mais – Camacho foi expulso aos 28 – mas nem isso ajudou os gremistas.
Primeiro tempo
Com um time próximo do considerado o ideal, que contou com os retornos de Arthur e Luan, o Grêmio já começou a partida com um boa oportunidade de marcar. Aos quatro minutos, o Tricolor aproveitou um erro da defesa do Atlético-PR para finalizar pela primeira vez. Lucho errou um passe e Everton roubou a bola. Ele acionou Luan, que finalizou de canhota, mas a bola foi na trave. No rebote, sobrou para Ramiro, que mandou por cima. Aos dez minutos, o Tricolor levou perigo mais uma vez ao gol defendido por Santos. Léo Moura serviu Everton, que mandou a bola à esquerda da meta. Inspirado, o Cebolinha incomodou Santos mais uma vez aos 17. Após um contra-ataque, ele recebeu na esquerda, cortou para o meio e concluiu, obrigando o goleiro a fazer uma grande defesa.
Publicidade
O Grêmio estava à vontade no jogo. Trocava passes e levava perigo ao goleiro atleticano. Aos 26 minutos, foi a vez de Maicon finalizar. O capitão dominou, tabelou com Léo Moura e, ao recebe de volta, mandou uma bomba, mas o goleiro mandou pra linha de fundo. Enquanto o Tricolor já havia finalizado quatro vezes, o time visitante chutou ao gol pela primeira vez aos 30 minutos. Nikão arriscou de longe, mas mandou pra fora.
O Grêmio passou a abusar das chances desperdiçadas. Aos 31 minutos, Everton lançou para André, na cara de Santos. O centroavante correu, mas chegou no momento em que o goleiro segurou a bola. No minuto seguinte, André passou para Luan, que mandou sobre o gol. O camisa sete perdeu mais uma oportunidade aos 36. Arthur deu um ótimo lançamento para o atleta, deixando-o na cara do gol. Ele finalizou fraco, pra fora. Já nos minutos finais, o Atlético-PR conseguiu criar. Aos 46 minutos, Guilherme deu um belo passe para Pablo, na área. Quando ele ia finalizar, Geromel apareceu para afastar o perigo.
Segundo tempo
Publicidade
O problema do primeiro tempo voltou a aparecer na segunda etapa. O Grêmio fazia tudo certo: trocava passes, criava boas oportunidades de chegar ao ataque. Na cara do gol, no entanto, os jogadores pecavam na pontaria. Quando os atletas do Tricolor não erravam, era a defesa do time paranaense que era certeira. Aos cinco minutos, Geromel cruzou na cabeça de Everton, sozinho. Mas ele mandou para fora.
Assim como o Grêmio, o Atlético-PR também apostava nas jogadas trabalhadas, de pé em pé. E foi assim que chegou ao ataque pela primeira vez na segunda etapa, aos dez minutos. Nikão encontrou Guilherme, que tentou canto esquerdo, mas mandou para fora. O Tricolor chegou de novo aos 20 minutos. Luan recebeu e finalizou cruzado. Ele mandou fraquinho, mas a bola passou perto da trave.
As duas equipes seguiam procurando o ataque. Primeiro, foi o Grêmio que criou uma chance aos 27. Everton, na área, dominou, puxou pra dieita e concluiu, mas mandou em cima do goleiro. No lance seguinte, teve um contra-ataque do Atlético. Éderson, que havia acabado de entrar, disparou pela esquerda, acionou Guilherme que mandou alto demais. E o Tricolor seguia desperdiçando chances feitas. Everton lançou e André se esticou para finalizar, mas o goleiro conseguiu ficar com a bola.
Publicidade
O torcedor gremista se assustou aos 37 minutos. Grohe, que costuma ser certeiro, acabou errando. Carleto mandou uma bomba e o goleiro se atrapalhou na hora de segurar firme. A bola sobrou viva na área, mas Geromel foi mais rápido e afastou o perigo. Nos minutos finais, o Grêmio seguiu pressionando. A equipe concluiu aos 46 com Jael, aos 47 em cabeceio de Bressan, mas não conseguiu colocar pra dentro e amargou um empate.
O Grêmio volta a campo no sábado, às 16 horas, no Estádio do Engenhão, contra o Botafogo pela terceira rodada do Brasileirão. Já o Atlético-PR enfrenta o Bahia, no Fonte NOvas, no domingo, às 16 horas.
Publicidade
BRASILEIRÃO
GRÊMIO X ATLÉTICO-PR
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 22 de abril de 2018 (domingo)
Horário: 19 horas
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Pablo (Atlético-PR), Bruno Guimarães (Atlético-PR), Geromel (Grêmio), André (Grêmio), Camacho (Atlético-PR), Ramiro (Grêmio)
Cartão vermelho: Camacho (Atlético-PR)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura (Alisson), Geromel, Brenner e Bruno Cortez; Arthur (Jael), Maicon (Maicosuel) e Ramiro; Luan, Everton e André
Técnico: Renato Gaúcho
Publicidade
ATLÉTICO-PR: Santos; Pavez, Paulo André e Thiago Heleno; Rosseto , Camanho, Lucho (Bruno Guimarães), Carleto; Nikão, Pablo (Éderson), Guilherme (Zé Ivaldo)
Técnico: Fernando Diniz