Foi o legítimo teste para cardíaco na Arena. Com gol no fim do jogo, o Grêmio devolveu a derrota de 2 a 1 para o Estudiantes na Argentina e venceu nos pênaltis por 5 a 3 no confronto de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América. O estádio registrou a maior presença de público nesta temporada – 48.082 torcedores, superando os 48.035 do clássico Gre-Nal, pelo primeiro turno do Brasileirão.
Atual campeão do torneio continental, o Tricolor carimbou a vaga para as quartas de final, onde enfrentará o também argentino Atlético Tucúman, que perdeu por 1 a 0 para o Atlético Nacional, na Colômbia, mas havia feito 2 a 0 no primeiro jogo. As datas e horários dos duelos ainda não foram definidas pela Conmebol.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
O técnico Renato Portaluppi promoveu o retorno de Léo Moura na lateral direita e, no ataque, colocou Jael na vaga de André. O começo do confronto foi eletrizante. Logo aos 6 minutos, o Tricolor largou na frente. Maicon tocou para Jael, que lançou Everton. O atacante deixou a bola quicar e, ao perceber Andújar adiantado, encobriu o goleiro – 1 a 0.
A resposta do Estudiantes foi imediata. Dois minutos depois, Jailson errou na saída de bola, Pedro Geromel chegou com o pé fraco e perdeu para Lucas Rodríguez. O camisa 9 avançou com a bola e chutou de canhota. Ela ainda tocou em Marcelo Grohe e morreu no fundo da rede – 1 a 1, o que obrigava o Grêmio a marcar mais dois gols para não depender dos pênaltis e garantir a classificação direta às quartas de final.
Ao contrário do que se esperava, o time argentino não adotou uma postura defensiva e apostava no contragolpe, enquanto os donos da casa procuravam espaços para furar a marcação forte adversária. Aos 23, Léo Moura cruzou fechado. A bola passou à frente de Andújar e saiu pela linha de fundo.
Publicidade
A pressão era toda do Grêmio, que tentava ficar novamente em vantagem para ir mais tranquilo para o vestiário. Porém, o Estudiantes se fechava do jeito que podia atrás. Aos 34, após jogada ensaiada de falta, Jailson girou próximo à pequena área, mas bateu torto. Depois da cobrança de escanteio, Luan bateu e Adújar salvou o Estudiantes, aos 41.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, Renato fez a primeira mudança, colocando Alisson no lugar de Ramiro, que já tinha cartão amarelo. O relógio virou inimigo do Tricolor em busca de uma reação na etapa complementar. O time gaúcho montou uma blitz desde os primeiros minutos e praticamente não saiu do campo de ataque. Porém, o ferrolho do Estudiantes dava resultado. Aos 9, Léo Moura cruzou da direita e Jael tentou de bicicleta, mas mandou pela linha de fundo.
Mais participativo em relação ao primeiro tempo, o centroavante gremista arriscou e chutou muito longe da meta de Andújar, aos 10. Três minutos mais tarde, o goleiro brilhou ao defender o arremate de Jailson. De mão trocada, ele espalmou para escanteio. A equipe de La Plata ficou acuada e apenas tentava se defender da pressão tricolor.
Publicidade
Aos 24, a segunda modificação: Léo Moura saiu para a entrada de André, fortalecendo o sistema ofensivo. Na sua primeira participação, o camisa 18 cruzou rasteiro da direita, Jael, de frente para o gol, chutou, a bola desviou na zaga e bateu na trave, aos 26. Só dava Grêmio. Aos 29, Luan finalizou fraco nas mãos de Andújar.
A última tentativa de ver o time marcar gol veio com Pepê, que substituiu Jailson, aos 34. Com seis atacantes, o Tricolor partiu para o tudo ou nada. Aos 43, Jael cobrou falta frontal, mas a bola acabou batendo em cima de Kannemann. Quando tudo parecia perdido, o Grêmio conquistou a vitória. Aos 47, Luan bateu falta na cabeça de Alisson. A bola ainda tocou no travessão e morreu no fundo do gol – 2 a 1 e o duelo foi para os pênaltis. Os donos da casa acertaram todas as cobranças com Maicon, Everton, Jael, Alisson e André. Pelo lado do Estudiantes, Lucas Rodríguez, Noguera e Lugüercio converteram, mas Campi errou.
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2018 – OITAVAS DE FINAL – JOGO 2
GRÊMIO 2 (5) a 1 (3) ESTUDIANTES
Publicidade
Data e horário: Terça-feira, 28 de agosto, 21h45
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Eber Aquino (Paraguai)
Gols: Grêmio – Everton (6/1ºT) e Alisson (47/2ºT); Estudiantes – Lucas Rodríguez (8/1ºT)
Pênaltis: Grêmio – Maicon, Everton, Jael, Alisson e André; Estudiantes – Lucas Rodríguez, Noguera e Lugüercio
Cartões amarelos: Maicon, Ramiro, Léo Moura, Alisson e André (Grêmio); Sánchez, Lugüercio, Campi, Lattanzio e Braña (Estudiantes)
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura (André), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson (Pepê), Maicon, Ramiro (Alisson), Luan e Everton; Jael
Técnico: Renato Portaluppi
ESTUDIANTES
Andújar; Sánchez, Noguera, Schunke e Campi; Braña, Gomez, Lucas Rodríguez e Erquiaga (Lugüercio); Matías Pellegrini (Lattanzio) e Apaloaza (Bazzana)
Técnico: Leandro Benítez
Publicidade
This website uses cookies.