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Em expansão, Xalingo chega a Santa Catarina

Mesmo com um cenário de crise em nível nacional e muitas incertezas causadas pela pandemia da Covid-19, algumas empresas conseguiram adaptar-se e, com novas estratégias, aproveitaram o momento para expandir seus negócios. É o caso da santa-cruzense Xalingo, que conquistou em 2020 um faturamento histórico e se valeu desse impulso para expandir seus negócios, com a inauguração de um novo centro de distribuição na cidade de Barra Velha, em Santa Catarina.

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Segundo o presidente da empresa, Rodrigo Ebert Harsteln, o município catarinense foi escolhido a partir de um amplo estudo realizado ao longo do ano passado, e sua localização foi um dos principais pontos observados. Isso porque Barra Velha fica entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, os dois principais mercados da Xalingo. Outra vantagem é a proximidade com os portos, o que facilita o recebimento de matéria-prima e de produtos importados que compõem parte do portfólio da empresa.

Harsteln preside a Xalingo desde 2020 e salienta que, em virtude do incremento na demanda, a empresa acelerou sua produção

Harsteln explica que, apesar da pandemia e das restrições para a atividade industrial, a empresa conseguiu contornar a situação. A partir de maio de 2020, percebendo um aumento constante na procura por brinquedos, a Xalingo acelerou sua produção para dar conta da maior demanda. Esse crescimento foi motivado pelo isolamento social, especialmente nos grandes centros urbanos, onde as famílias costumam viver em condomínios. Com a impossibilidade de utilizar praças, parques e outras áreas comuns, os brinquedos se tornaram uma alternativa de entretenimento e diversão em casa.

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Além dos brinquedos, a Xalingo também trabalha com a fabricação de peças para implementos agrícolas, mercado que está aquecido, especialmente pela valorização dos grãos no mercado nacional e a safra recorde de soja que deve se concretizar neste ano. Apesar das dificuldades para obtenção das matérias-primas e do custo elevado, a empresa conseguiu, por meio de negociações com seus fornecedores, garantir o fornecimento e a produção.

A nova unidade em Barra Velha é a primeira da Xalingo fora de Santa Cruz do Sul. Além dessa expansão física, a empresa avançou no meio digital, com a implantação de uma loja virtual, que atende todo o Brasil. Para o futuro, as perspectivas são de manter os resultados positivos que vêm sendo conquistados. De acordo com Harsteln, os meses de janeiro e fevereiro já foram melhores do que a média do período.

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A empresa em números
R$ 150 milhões de faturamento em 2020
30% de crescimento em relação a 2019
850 produtos no portfólio, com planos de ampliação para 1.200
600 colaboradores
210 mil produtos fabricados por mês
10 mil pontos de venda em todo o Brasil

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