O verão é um período em que aumentam as solicitações para limpeza de terrenos baldios e calçadas, quando a Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) é mais acionada pela população. O clima quente é propício para o aparecimento de animais peçonhentos em meio à vegetação. Por isso, os cuidados devem ser redobrados pela população.
Fiscal há 21 anos, Adilar Scheibler é o coordenador da Ucefex. Segundo ele, a proporção de chamados segue a mesma. O que mudou foi a fotografia da zona urbana, com a expansão dos bairros. “A cidade cresceu e a demanda aumentou da mesma forma. As principais denúncias são sobre terrenos baldios, tomados pela vegetação ou transformados em depósito de lixo”, explicou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 nessa segunda-feira, 17. Os meses com mais denúncias são os do verão, quando os inços se multiplicam rapidamente.
LEIA TAMBÉM: Com calorão, procura por protetor solar e água mineral cresce acima da média
Publicidade
Em 2021, do total de 3.826 atendimentos, 1.274 foram em locais com terrenos baldios. Neste ano, em duas semanas, houve mais de cem atendimentos, com 80 notificações emitidas. Outras 140 ainda devem ser emitidas, após as últimas vistorias. Depois da notificação, o proprietário deve fazer a limpeza do terreno em dez dias. Se a pessoa não efetuá-la, estará sujeita a um auto de infração.
LEIA MAIS: Santa Cruz teve sensação térmica de 51,6 graus neste domingo
O valor da multa para os proprietário de imóveis com terrenos onde não houver limpeza varia conforme o tamanho e começa em R$ 375,51, equivalente a uma Unidade Padrão Municipal (UPM). Em caso de reincidência, o valor é dobrado. Se o proprietário não realizar a limpeza, a Prefeitura fará o serviço e cobrará o valor equivalente, além da multa emitida.
Publicidade
Apesar da escassez de chuva nos últimos meses, as reclamações sobre áreas com matagal não param. Um exemplo é o terreno na Rua Presidente Prudente de Moraes, defronte do número 503. Os moradores próximos informaram que já entraram em contato com a Ucefex, mas o lugar permanece no abandono. Com a situação, as casas nas imediações são invadidas por insetos e outros bichos que se criam no meio da vegetação.
Para facilitar a comunicação entre a população e os fiscais, a Ucefex disponibiliza o número 98443 0312, que funciona como WhatsApp para o recebimento das denúncias. O telefone fixo é 3711 9404. Elas podem ser feitas a qualquer hora do dia e em todos os dias da semana. Por e-mail, o endereço é fiscalizacao@santacruz.rs.gov.br.
LEIA TAMBÉM: Prefeito em exercício autoriza início de estudos de macrodrenagem
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.