Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Em dois meses, Prefeitura já notificou quase 600 proprietários de terrenos sujos

De novembro do ano passado até 25 de janeiro do corrente ano, 583 notificações foram realizadas | Foto: Divulgação

De novembro do ano passado até 25 de janeiro deste ano, 583 proprietários de terrenos sujos já receberam notificações da Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Fazenda de Santa Cruz do Sul. O setor é responsável por fazer valer a legislação municipal que trata da manutenção destes espaços no município.

LEIA TAMBÉM: Início das obras na calçada central bloqueia trânsito na Avenida do Imigrante

O setor concentra o recebimento de denúncias referentes a casos como áreas privadas com vegetação alta e entulhos, calçadas sujas e construções sem alvará, entre outras ocorrências. O trabalho é executado por seis fiscais, incluindo o coordenador da Ucefex, Adilar Scheibler. O órgão ainda realiza ações educativas e de prevenção e orientação à comunidade.

Publicidade

Scheibler destaca que o aumento significativo do número de atendimentos está relacionado ao crescimento populacional e do número de imóveis da cidade, potencializado pelo surgimento de diversos loteamentos. Outro fator importante foi a implantação de diversos canais de comunicação para a população comunicar denúncias, elogios e reclamações. Ele relata que, ao longo de 2022, a unidade recebeu em torno de 2 mil pedidos (denúncias), emitindo mais de 2.800 notificações.

O que acontece após as denúncias

As denúncias recebidas pelo departamento são cadastradas, gerando um número de protocolo para o atendimento. Depois disso, os casos são distribuídos aos fiscais, que fazem as vistorias e diligências. “Constatada a irregularidade, notifica-se o proprietário ou infrator”, explica Scheibler. O contribuinte tem um prazo para corrigir o problema relatado, conforme estipulado em lei. Nos casos em que as medidas determinadas pelo órgão não são adotadas dentro do prazo legal, ocorre a aplicação de multa, entre outras sanções como apreensões, interdições e embargos de obra.

LEIA TAMBÉM: Aprova Digital agiliza análise de projetos em Santa Cruz

Publicidade

Denúncias para a Ucefex podem ser encaminhadas à Ouvidoria pelo whatsapp 51 8443-0312, pelo e-mail [email protected] ou, presencialmente, no endereço Avenida Independência, 110, no Centro, das 8h às 17h.

Outras atribuições da Ucefex

  • Fiscalização de obras – Alvarás de construção, de tapumes, de demolições e ampliações de edificações, entulhos em via pública, muros de arrimo, limpeza de betoneiras em vias públicas.
  • Fiscalização de posturas – Casas em estado de abandono, redes pluviais públicas, lâmpadas queimadas, aterro e retirada de terra, perda de resíduos de caminhões em via pública, ar-condicionado gotejando sobre o passeio público, lixeiras nas calçadas, portões que abrem sob o passeio público, calçadas obstruídas, formas de propaganda.
  • Fiscalização de tributos – Venda ambulante, publicidade em geral, ocupação de espaço público, mostruários sobre a calçada.
  • Orientações referentes às legislações federal e civil (Direito de vizinhança) – Esgoto particular, águas pluviais entre lindeiros, infiltrações, janela em divisa, árvores limítrofes, etc.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.