O escritor e ex-prefeito de Santa Cruz do Sul José Alberto Wenzel tomou posse como membro titular da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) no fim da tarde dessa quinta-feira, 22. A cerimônia ocorreu de forma virtual, com início às 18 horas, e teve duração de 50 minutos, conduzida pelo presidente da ARL, Rafael Bán Jacobsen. Diversos políticos e familiares puderam acompanhar, como a senadora Ana Amélia Lemos, o prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum, e o secretário de Educação de Santa Cruz do Sul, João Miguel Wenzel, que é irmão do agraciado.
Em seu discurso, com duração de aproximadamente dez minutos, Wenzel destacou sua trajetória com a leitura e a escrita, iniciada ainda na infância e influenciada por suas professoras e seus familiares. Ele se comprometeu a honrar a cadeira de número 8 e cumprir os compromissos e responsabilidades inerentes à Academia, bem como agradeceu à Academia Santa-cruzense de Letras, fundada em 2017, e da qual Wenzel é membro fundador e titular. A insígnia foi entregue por Sofia, neta do escritor.
LEIA MAIS: José Alberto Wenzel é eleito para a Academia Rio-Grandense de Letras
Publicidade
O presidente da ARL, Rafael Bán Jacobsen, destacou que essa foi a primeira posse de um novo integrante realizada no formato virtual, em função das restrições da Covid-19. No entanto, Jacobsen reforçou a importância do momento. “Se existe algo interessante ou relevante que esse contexto de pandemia nos trouxe é que para estar junto não precisa estar próximo, basta que estejamos conectados”, disse. Ele também salientou que o novo formato permite que mais pessoas acompanhem os eventos e, no futuro, pretende implementar a transmissão para as cerimônias presenciais.
A partir deste sábado, 24, José Alberto Wenzel também estreia uma coluna na Gazeta do Sul, com periodicidade quinzenal. No espaço, o escritor tratará de temas gerais de seu interesse, com destaque para as questões envolvendo o meio ambiente.
LEIA MAIS: Wenzel sobre eleição para a ARL: ‘Não cheguei até essa distinção sozinho’
Publicidade