Sem abraços ou apertos de mão, sem plateia entusiasmada e com os sorrisos escondidos pelas máscaras. Foi assim, em uma cerimônia de menos de 30 minutos e ajustada à realidade da pandemia, que a prefeita eleita de Santa Cruz, Helena Hermany (PP), o vice-prefeito eleito Elstor Desbessell (PL) e os 17 vereadores eleitos foram diplomados no fim da tarde desta sexta-feira, 18.
Geralmente disputada por militantes e familiares dos eleitos, a solenidade de diplomação na Câmara contou com uma série de restrições esse ano para evitar aglomerações. O comparecimento se limitou aos eleitos, representantes da Justiça Eleitoral e alguns membros da imprensa, além da equipe responsável pela transmissão. Os presentes tiveram que manter o distanciamento no plenário e os tradicionais cumprimentos foram dispensados ou, no máximo, substituídos pelos “soquinho”.
LEIA MAIS:
Helena Hermany anuncia secretários de Administração e Comunicação
Confira quantos votos cada candidato à Câmara de Santa Cruz recebeu
Publicidade
Única a discursar, a juíza da 40ª zona eleitoral, Márcia Inês Wrasse, exaltou o fato de a votação no dia 15 de novembro ter transcorrido com tranquilidade em todos os municípios da região de abrangência. “Restou demonstrado que somos capazes de grandes pleitos e que temos uma característica muito importante, qual seja, a criatividade”, falou.
Dirigindo-se aos eleitos, que tomarão posse nos cargos no próximo dia 1º, a magistrada destacou a responsabilidade que terão em mãos e lembrou que as demandas da sociedade são muitas, ainda mais em um período de crise mundial, como o atual. “O município é a célula mater da sociedade, pois é neste que o indivíduo nasce, pratica suas atividades e se desenvolve como ser humano e como cidadão”, disse. Lembrou que a comunidade espera dos futuros gestores e parlamentares “que os governem da melhor maneira possível”.
Após a entrega do diploma individualmente a cada um dos eleitos, Helena falou, em entrevista à Rádio Gazeta, que, embora restrita, a cerimônia é “muito significativa”. “Trata-se de onde é validada a confiança que a comunidade depositou em nós. Isso aqui não é só um pedaço de papel. É um compromisso”, falou.
Publicidade
LEIA MAIS: Helena Hermany renuncia ao cargo de vice-prefeita de Santa Cruz