A forte seca que vem assolando o Rio Grande do Sul ameaça o Rio Pardo. A nascente, situada no município de Barros Cassal, está prestes a secar. Segundo o prefeito Adão Reginei dos Santos Camargo, a situação é crítica nessa que é considerada uma das maiores estiagens já vistas. “Está secando tudo, é incrível, a água está ficando verde, está parando. Há pontes em que a água está fugindo por baixo das pedras já”, comenta.
Em razão do cenário, produtores rurais de Barros Cassal vêm enfrentando problemas. Por isso, o prefeito explica que já decretou calamidade pública. “Já foi homologado no Estado e agora estamos esperando que seja homologado em nível Federal. A perda do fumo aqui, da plantação de verão, é de aproximadamente 50%”, destaca Camargo. Praticamente todo o interior está sem água potável e é preciso que caminhões abasteçam os moradores.
Outra situação alarmante é que a água está com uma coloração verde. Conforme o prefeito, amostras foram encaminhadas à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e o resultado é aguardado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo estima perdas de R$ 218 milhões com estiagem
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.