Não foi a estreia que o torcedor brasileiro esperava na Copa do Mundo, muito menos a que os jogadores e comissão técnica desejavam. Depois de um primeiro tempo sem sustos e um golaço de Philippe Coutinho, o Brasil sentiu o gol de empate logo no começo da etapa final, reclamou de erros da arbitragem e não teve forças para buscar a vitória neste domingo, 17, diante da Suíça, em Rostov-on-Don.
O 1 a 1 deixa as duas equipes com um ponto no Grupo E, atrás da Sérvia, que soma três e lidera a chave. Na próxima sexta-feira, 22, a seleção do técnico Tite encara a Costa Rica, às 9 horas (horário de Brasília), em São Petesburgo, buscando a primeira vitória na corrida pelo hexacampeonato.
Tite escalou o time considerado ideal para o confronto deste domingo. A formação mais ofensiva, com Willian e Coutinho, obteve destaque nos amistosos preparatórios para a Copa. Neymar, embora não esteja 100% fisicamente, foi confirmado para o jogo. Já o lateral Marcelo foi o escolhido para ser o primeiro capitão da equipe, conforme rodízio estabelecido pelo treinador. Esta é a 21ª participação da seleção em mundiais.
Publicidade
1º tempo
Fugindo de suas características históricas, a Suíça não se intimidou e foi a primeira a chegar ao ataque, com Dzemaili, sem levar perigo à meta defendida por Alisson. A resposta brasileira veio com Willian, em lance pela direita. Mas o cruzamento saiu forte e ninguém chegou para finalizar. Aos 10 minutos, a primeira chance real de gol, numa jogada que teve tabela de Neymar com Coutinho e finalização de Paulinho, para fora.
À vontade em campo, o Brasil assumiu o controle do jogo. E não demorou para abrir o placar, aos 19 minutos. Marcelo avançou pela esquerda e cruzou. A zaga afastou e a bola sobrou para Philippe Coutinho. Mesmo de muito longe, o camisa 11, com a perna direita, soltou a bomba e abriu o placar para a Seleção de Tite. Um golaço, sem chances para o goleiro Sommer.
Publicidade
Vibração intensa: Coutinho marcou um golaço sobre a Suíça
Foto: Getty Images/Fifa
O ritmo do jogo diminuiu no decorrer da primeira etapa. A Suíça até teve mais posse de bola, mas com pouca criatividade do meio para a frente, não assustava. Já o Brasil mostrava mais efetividade na definição das jogadas. A chance de ampliar o placar veio nos acréscimos, após cobrança de escanteio. Thiago Silva subiu alto e cabeceou para fora.
2º tempo
Publicidade
Na etapa final, a Suíça voltou com outra postura em campo. E chegou ao empate logo aos quatro minutos, numa desatenção do sistema defensivo brasileiro. Shaqiri bateu escanteio e Zuber, livre, cabeceou para o fundo do gol. O lance gerou reclamações nos jogadores brasileiros, que pediram a utilização do árbitro de vídeo. Mas não teve jeito.
Zuber subiu sozinho e marcou o gol de empate da Suíça. Foi falta?
Foto: Getty Images/Fifa
A seleção sentiu o gol de empate. Até tentou responder aos 11 minutos, com um chute de Neymar que foi na rede pelo lado de fora, mas o time parecia mais nervoso do que o normal. Tite tentou mudar a forma da equipe jogar e promoveu as entradas de Fernandinho e Renato Augusto, nos lugares de Casemiro e Paulinho. Mas as alterações, em especial a segunda, não surtiram efeito.
Publicidade
Coutinho teve a chance do gol aos 24 minutos, mas mandou para fora. Aos 27, Dzemaili chutou e obrigou Alisson a fazer boa defesa. No minuto seguinte, Gabriel Jesus foi derrubado dentro da área, mas o árbitro mandou o jogo seguir, apesar das reclamações. Roberto Firmino entrou no lugar do camisa 9 e, aos 37, teve ótima chance para marcar, mas mandou por cima do gol.
Bem marcado, Neymar teve atuação abaixo do esperado
Foto: Getty Images/Fifa
No fim, o Brasil teve mais três boas chances para marcar. Primeiro, Neymar, aos 42, cabeceou livre, mas Sommer defendeu. Dois minutos depois, o arqueiro impediu gol de Firmino. Por fim, nos acréscimos, após escanteio, Miranda pegou o rebote sem marcação, mas mandou para fora.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
COPA DO MUNDO – GRUPO E – 1ª RODADA
BRASIL 1×1 SUÍÇA
Local: Arena Rostov, em Rostov-on-Don (Rússia)
Data: 17 de junho de 2018, domingo
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: Cesar Ramos (México)
Cartões amarelos: Casemiro (Brasil); Lichtsteiner, Behrami (Suíça)
Gols: Philippe Coutinho (Brasil) – 19 min/1ºT; Zuber (Suíça) – 4 min/2ºT
BRASIL
Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro (Fernandinho), Paulinho (Renato Augusto) e Philippe Coutinho; Neymar, Willian e Gabriel Jesus (Roberto Firmino)
Técnico: Tite
SUÍÇA
Sommer; Lichtsteiner (Lang), Schär, Akanji e Ricardo Rodríguez; Xhaka, Behrami (Zakaria), Shaqiri, Dzemaili e Zuber; Seferovic (Embolo)
Técnico: Vladimir Petkovic