Um mês após ter sua restruturação inaugurada, a Casa de Saúde Ignez Moraes, localizada no Bairro Santa Vitória, já registra crescimento no número de atendimentos. Em 30 dias, o Hospitalzinho, como é conhecido, recebeu 3.283 pacientes adultos e 675 pediátricos, totalizando 3.958.
No caso dos adultos, houve em torno de 750 atendimentos a mais do que vinha ocorrendo, que era aproximadamente 2.500 por mês. Na área pediátrica, não havia serviço de urgência e emergência antes. Assim, são mais 675, somando em torno de 1.400 atendimentos a mais.
Os dados são do sistema informatizado da Secretaria Municipal da Saúde. O secretário Henrique Hermany diz que a média no serviço pediátrico tem sido de 22 crianças por dia. “Com isso, reduziu em torno de 600 atendimentos no Cemai. Num dado comparativo, de 15 de maio a 17 de junho, o Cemai atendeu 4.100 crianças e no mês seguinte, também num período de 30 dias, 3.500”, relata. Com base nessas informações, Henrique Hermany observa que o objetivo de desafogar o Cemai se concretizou, “pois foram demandas deslocadas para o Hospitalzinho”.
Publicidade
O secretário também destaca que os atendimentos na Casa de Saúde passaram a contar com maior resolutividade. Tanto que ocorreram 22 internações hospitalares encaminhadas diretamente de lá. Antes, pacientes que exigiam internação iam primeiro para o Pronto Atendimento (PA) e depois para um hospital. “O Hospitalzinho continua sendo de baixa e média complexidade, mas agora com mais resolutividade.”
LEIA MAIS NA EDIÇÃO DIGITAL DA GAZETA DO SUL
DESTA TERÇA-FEIRA
Publicidade
This website uses cookies.