ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Em 2020, há possibilidade de nove feriadões; veja datas

O ano novo que começa na próxima quarta-feira terá um dia a mais e a possibilidade de nove feriados prolongados. O mês de fevereiro terá 29 dias e, por isso, a escala de feriados que segue a partir de março será modificada, ampliando boa parte das datas comemorativas e criando os fins de semana prolongados. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, Lucas Rubinger, a entrada em vigor da reforma trabalhista – incorporada à rotina das empresas em novembro de 2017 – facilitou a vida do empregador na hora de dar folgas em feriados prolongados. “Está mais fácil agora compensar banco de horas e trabalho extra por meio destas folgas. Acreditamos que com a mudança da legislação ficou mais tranquilo oferecer os feriadões aos colaboradores”, aponta.

LEIA MAIS: RS é o primeiro Estado a sancionar Lei da Liberdade Econômica própria

Publicidade

Rubinger acredita que as paradas prolongadas, pelo menos para a indústria, não representam prejuízos à produção. Segundo ele, o impacto maior é no comércio varejista, que tem dias a menos para o faturamento durante os feriados prolongados. “O feriadão tem dois pontos de vista. Sempre é bom poder descansar um pouco, ou fazer programas familiares. No entanto, os dias de lojas fechadas representam baixa em nosso faturamento”, avalia o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas), Mauro Spode.

Publicidade

Conforme o empresário, cada dia a menos na venda reduz o ganho das empresas, que estão se recuperando de um grande período de crise e recessão econômica. “Por conta disso, paradas muito grandes precisam ser avaliadas. Estamos aguardando a regulamentação da medida provisória do Livre Comércio, que poderá regulamentar o trabalho nestes dias. Somos cautelosos em falar sobre o tema enquanto ele não se transforma em lei”, pondera o presidente do Sindilojas.

Feriadões em 2020

Publicidade

Os feriados de 20 de setembro (estadual) e de 25 de julho (municipal) não caem em dias úteis. O Dia do Gaúcho será em um domingo, e o Dia do Colono e Motorista, em um sábado.

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta