Categories: Regional

Em 12 horas, apenas nove pessoas se vacinaram contra o sarampo

Para facilitar o acesso da população à vacina contra o sarampo, na sexta-feira e no sábado passados a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) realizou uma ação especial no Centro de Santa Cruz do Sul. A aplicação de doses foi oferecida na Casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas, entre as 8 e as 20 horas, em cada dia. Entretanto, a procura ficou abaixo do esperado. Em 12 horas, apenas nove pessoas se imunizaram no sábado. Já no dia anterior, 10 cadernetas foram avaliadas e nenhuma precisou ser atualizada.

LEIA MAIS: Campanha contra o sarampo terá ações extras em Santa Cruz

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começou no último dia 7. Até agora, 169 pessoas foram vacinadas. “Acho que a população tem procurado as unidades para a vacinação, embora por vezes deixe de aproveitar oportunidades que o município fornece, como foi o caso de sexta e sábado”, avalia o coordenador do Setor de Imunizações da SESA, enfermeiro Róger Rodrigues Peres. Segundo ele, é necessário estar atento sobre a situação das cadernetas para atingir uma boa cobertura vacinal.

Publicidade

Em Santa Cruz, as doses podem ser encontradas em todos os postos de saúde que possuem sala de vacina. O horário de aplicações é das 7h45 às 11h30 e das 13 às 16h30. No Centro Materno Infantil (Cemai), que está funcionando provisoriamente na Rua Ernesto Alves, nº 128, o horário é das 7 às 18h30, de segunda a sexta e, nos sábados pela manhã, das 7 horas às 12h30.

As vacinas também estão disponíveis no Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no horário das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 21h30, durante a semana. Apenas na sexta-feira o atendimento é interrompido entre 16 horas e 17 horas e após retomado. A imunização ainda pode ser feita no Programa Portas Abertas, que atende a população em horários diferenciados, nas unidades ESF Arroio Grande, ESF Cristal Harmonia/Viver Bem e ESF Faxinal Figueira. Para receber a vacina é necessário levar a carteira de vacinação do paciente e, preferencialmente, ter o Cartão SUS em mãos.

A primeira fase da campanha, que vai até o dia 25 de outubro, tem como público-alvo crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. No próximo sábado, 19, acontece o chamado Dia D. Já a segunda etapa da campanha será realizada de 18 a 30 de novembro, com o último dia dedicado a uma grande mobilização. O foco nessa etapa serão as pessoas com idade entre 20 e 29 anos.

Publicidade

LEIA MAIS: Estado tem 381 notificações e 15 casos confirmados de sarampo

Saiba mais

1. O que é sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Publicidade

2. Quais os sintomas do sarampo?
– Febre acompanhada de tosse;
– Irritação nos olhos;
– Nariz escorrendo ou entupido;
– Mal-estar intenso;
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

3. Como prevenir o sarampo?
O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

*Fonte: Ministério da Saúde

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.