ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Eleonora Medeiros será a patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires

A um mês do principal evento literário de Venâncio Aires, foi anunciada na manhã dessa segunda-feira, 29, pela comissão organizadora – Prefeitura, Conselho Municipal de Cultura e Esporte e Sesc – a patrona da 25ª Feira do Livro do município. Escritora, contadora de histórias e pedagoga, Eleonora Medeiros é autora de dez livros, entre eles Uma colcha para cobrir o mundo. Ela foi finalista do Prêmio Minuano de Literatura 2020, recebeu o prêmio Melhor Livro do Ano – Literatura Infantil AGES em 2021, e participa de diversos eventos literários no Brasil e na América Latina.

“Estou muito emocionada com o convite. Desejo me dedicar totalmente a essa feira, visitando as escolas, participando e prestigiando os eventos literários. Acho que é uma grande responsabilidade passar o amor pelas histórias para as crianças e é o maior presente que o poder público, a escola e a comunidade podem dar para uma criança. Gosto de dizer que as histórias são como passarinhos, estão sempre voando por aí, tentando fazer ninho no coração das crianças. No papel de patrona, eu quero ajudar a construir esse ninho para que nasçam novas histórias, que nasçam novos leitores, amantes da literatura. Estou muito emocionada, obrigada pelo convite”, disse Eleonora em videochamada durante o anúncio.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Grupo de teatro santa-cruzense participa de festival estadual em Porto Alegre

Publicidade

Na ocasião, também foi divulgada a programação do evento, que ocorrerá de 29 de agosto a 1º de setembro no Parque do Chimarrão. Neste ano, a Feira do Livro tem o tema (Re)Construindo histórias e memórias. Ainda foram detalhadas informações da 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação, que reúne trabalhos estudantis da rede municipal de educação.

A Feira do Livro terá contação de histórias, teatro, apresentações musicais, sarau, participação de dez estandes com venda de livros e bate-papo com a patrona. Todas essas atividades serão abertas ao público, sem cobrança de ingresso. Além disso, esta edição contará com a presença do Museu Itinerante da PUCRS. Nos dias 15 e 16 de agosto, ocorrerá uma pré-feira em escolas municipais com a patrona do evento literário.

Eleonora, que mora em Uruguaiana, participou de videochamada durante o anúncio
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Amigos do Cinema exibe o filme 20.000 Espécies de Abelhas

Publicidade

Quem é Eleonora Medeiros

Eleonora Medeiros nasceu em Alegrete em 1972 e mora em Uruguaiana, fronteira do Brasil com a Argentina. Desde os 13 anos escreve suas histórias em diários e cadernos de rabiscos. Cursou Pedagogia na Urcamp e fez pós-graduação em Literatura Infantil na Ucam (RJ). Também participou do curso de Criação em Dramaturgia – Escrita para Teatro – pela Tepa e de vários cursos de Escrita Criativa.

Tem dez publicações: Luzia, a gatinha pretinha; Uma colcha para cobrir o mundo; A princesa escabelada e o galante vendedor de pentes; Bandele; Um livro fascinante; Comadre Onça – Contos brasileiros; Lá na casa da tia Cutia; Você também quer saber que história é essa?; A montanha mais perto do céu e uma obra coletiva para jovens chamada 7 Transgressões, escrita por sete autoras gaúchas. Eleonora está com dois projetos: um livro infantil chamado Picadeiro e um juvenil com o nome de A 7 Palmos, com sete escritores gaúchos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Feira do Livro de Rio Pardo divulga a sua programação completa

Publicidade

Realiza espetáculos literários em escolas e feiras de livros e tem um projeto social chamado Mar de Livros, onde oferece uma biblioteca de grande qualidade literária para comunidades de difícil acesso. Ministra oficinas sobre a arte de contar histórias para pessoas interessadas em perpetuar a tradição de encantar com as palavras, despertar o interesse de alunos e levá-los para dentro das histórias. Eleonora viaja constantemente pelo Estado participando de eventos culturais e literários promovidos por escolas, prefeituras e pelo Sesc.

Mompi

A Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), organizada pela Secretaria Municipal de Educação, terá apresentação dos projetos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais, Finais e Educação de Jovens e Adultos). No dia 29 de agosto, a partir das 17h30, haverá premiação dos projetos na categoria Educação Infantil.

Publicidade
Crazy Heat vence primeira edição do Streat Festival

Publicidade

No dia 30, a partir das 14 horas, serão premiados os projetos selecionados. Estes serão credenciados a participar da Mostratec Júnior, considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta