Elena Mueller está de volta a Santa Cruz do Sul. A meia, de 26 anos, disputou a última temporada em ligas da Europa, na Letônia (março e junho) e na Áustria (setembro a dezembro), e agora vislumbra uma nova oportunidade. Ela está focada em manter um bom preparo físico. “Em média, o atleta fica três minutos com a bola durante um jogo. Nos outros 87, está correndo. O condicionamento é fundamental”, aponta.
Elena acredita que o incremento no currículo pode resultar em convites no Brasil. “Na Áustria, as portas estão abertas. Minha vontade de jogar no Brasil é grande. O futebol feminino cresce a cada dia no País”, sublinha. Formada em Relações Públicas, ela contrata profissionais para produzir e editar vídeos e os divulga nas redes sociais. “Quero aproveitar a maior divulgação da modalidade para alcançar objetivos maiores.”
Ela explica que os vídeos chamaram atenção do Viçosa, de Minas Gerais, após ter disputado o Gauchão pela Associação Estrela de Futebol. Por meio do clube mineiro, conseguiu a oportunidade na Europa. A presença de outras três brasileiras no AFA Olaine, da Letônia, ajudou na adaptação. “Foi desafiador. Era a minha primeira experiência fora do Brasil. Na Letônia, o inglês salvou. Os idiomas oficiais são o russo e o letão. O treinador falava em russo, uma atleta me repassava as orientações em inglês e eu traduzia para as brasileiras em português”, conta.
Publicidade
Na Áustria, país mais tradicional no futebol, características diferentes exigiram mais, como a velocidade do jogo e a qualidade técnica. Elena foi para o SV Union Wolfern/Garsten e disputou a terceira divisão pela chave da Alta Áustria. Também jogou na Copa da Alta Áustria, que envolve equipes da região independentemente da divisão.
“O diferencial é a estrutura, com materiais de alta qualidade, academia completa, gramado impecável. O futebol feminino é valorizado por lá”, detalha. A jogadora foi bem recebida pelas companheiras de time e acolhida pela família do treinador. Com o inglês, a comunicação foi facilitada. “Fiz muitos amigos. As colegas eram divertidas. Foi uma ótima experiência”, completa.
Uilian celebra grande 2019
Publicidade
Casado com a santa-cruzense Samanta Warken e pai de Clara, 1 ano, e Miguel, 3, o volante Uilian Correia, do RB Bragantino, exaltou a temporada de 2019. O time de Bragança Paulista foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, retornando à elite depois de 21 anos. “Desde a sétima rodada permanecemos em primeiro lugar. Ficamos muito felizes de fazer história no clube”, disse o jogador de 30 anos, que tem contrato até 2021, mas já pensa em prorrogar o vínculo.
Das 38 rodadas, ele disputou 33. “Pela minha característica de jogo, favoreceu o estilo do Antônio (Carlos Zago, técnico). Tive uma adaptação muito rápida, o elenco era praticamente o mesmo do Campeonato Paulista”, comentou o atleta, que tem passagens por clubes tradicionais como Cruzeiro, Ceará e Vitória, além do Santa Cruz, onde jogou nos Plátanos, em 2012.
Recentemente, Uilian participou do programa Deixa que eu Chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Nascido em Mato Grosso do Sul, o meio-campista rasga elogios a Santa Cruz do Sul, onde residem os sogros Lívio e Maria Libânia Warken. “É uma cidade linda”, enfatizou.
Publicidade
Dificuldades causadas por contusões
As lesões dificultaram a jornada europeia de Elena. Na Letônia, o gramado sintético provocou uma entorse no tornozelo direito. Na Áustria, a lesão manifestou-se novamente e prejudicou a musculatura da coxa. “Apesar de ficar triste com as lesões, me mantive forte. Tudo tem um propósito. Voltei com mais força e passei a desenvolver mais a perna esquerda. Foi um aprendizado, me tornei ambidestra.”
O trabalho de Elena na pré-temporada está a todo vapor. Ela tem como parceiros: nutricionista Greice Heisler; personal trainer Osmar Rossi Prade; Clínica Adler fisioterapia e treinamento funcional e Sublime Academia. Suas redes sociais são: facebook.com/elenamuellerfutebol; instagram.com/elenamueller e twixar.me/bcbT, no YouTube.
Publicidade