Política

Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro

O prazo para o eleitor que não votou no segundo turno das eleições de 2024 justificar a ausência terminará na próxima terça-feira, 7. O segundo turno do pleito ocorreu em 27 de outubro, em 51 municípios.

A justificativa vale para quem tem a obrigação de votar, mas não compareceu às urnas. Cada turno eleitoral é considerado uma eleição independente. Por isso, o eleitor deverá justificar separadamente o não comparecimento em cada um dos turnos.

Como fazer

A justificativa pode ser feita presencialmente, no cartório eleitoral, ou online pelo aplicativo para smartphones, o e-Título da Justiça Eleitoral ou pela internet.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estado busca prédio para o Sine em Santa Cruz

O cidadão que estiver com o título regular ou suspenso também poderá justificar a falta pelo e-Título. No app, o deve-se acessar o link ‘Mais opções”, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência e preencher o formulário com os dados solicitados.

Outro modo de regularizar a situação é pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br). É preciso informar o número do título eleitoral, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o nome, a data de nascimento e o nome da mãe (caso conste no documento).

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.