O prazo para o eleitor que não votou no segundo turno das eleições de 2024 justificar a ausência terminará na próxima terça-feira, 7. O segundo turno do pleito ocorreu em 27 de outubro, em 51 municípios.
A justificativa vale para quem tem a obrigação de votar, mas não compareceu às urnas. Cada turno eleitoral é considerado uma eleição independente. Por isso, o eleitor deverá justificar separadamente o não comparecimento em cada um dos turnos.
A justificativa pode ser feita presencialmente, no cartório eleitoral, ou online pelo aplicativo para smartphones, o e-Título da Justiça Eleitoral ou pela internet.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estado busca prédio para o Sine em Santa Cruz
O cidadão que estiver com o título regular ou suspenso também poderá justificar a falta pelo e-Título. No app, o deve-se acessar o link ‘Mais opções”, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência e preencher o formulário com os dados solicitados.
Outro modo de regularizar a situação é pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br). É preciso informar o número do título eleitoral, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o nome, a data de nascimento e o nome da mãe (caso conste no documento).
Publicidade
This website uses cookies.