Quem precisa regularizar o título de eleitor, é bom ficar atento: o prazo para resolver pendências com a Justiça Eleitoral e estar apto a votar no pleito de outubro termina em 4 de maio. Tanto a emissão de primeira via de título quanto qualquer alteração no cadastro eleitoral (como transferência de domicílio) devem ser feitas preferencialmente pela internet. Para isso, é preciso acessar o sistema Título Net. Será preciso anexar uma selfie segurando um documento de identificação, comprovante de residência atualizado e, no caso de homens entre 18 e 45 anos, certificado de quitação com o serviço militar.
Conforme informado pelo Cartório Eleitoral de Santa Cruz, no caso de emissão de novos títulos, o processamento leva três dias a partir da solicitação. Depois disso, já é possível baixar o documento pelo aplicativo E-título. A versão física, que deve ser extinta em breve, não está sendo entregue. Também não está ocorrendo a coleta de biometria, já que não haverá exigência no pleito deste ano.
Caso não seja possível fazer o encaminhamento pela internet, também é possível agendar um atendimento presencial no cartório, que fica na Rua Ernesto Alves, em frente à Praça Siegfried Heuser, pelo telefone 99869 0042. A recomendação é realizar o procedimento o quanto antes, já que há risco de sobrecarga no sistema na reta final do prazo.
Publicidade
LEIA MAIS: Título de eleitor pode ser feito pela internet
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade