O prazo para eleitores brasileiros regularizarem suas situações na Justiça Eleitoral termina nesta segunda-feira, 4. É considerada irregular a situação de quem não votou ou não justificou a ausência nas últimas três eleições, levando em conta que cada turno vale por uma eleição. Quem não cumprir o prazo terá seu título cancelado automaticamente.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 1.782.034 eleitores estão em situação irregular. Até a última quarta-feira, apenas 46.042 tinham se regularizado. Para realizar o procedimento, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral mais próximo da sua residência, levando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa (se houver).
O TSE esclarece que, se tiver o título cancelado, o cidadão não conseguirá obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição, entre outras dificuldades.
Publicidade
This website uses cookies.