Com a proximidade da votação para prefeito e vereadores, aumenta o risco de ocorrência de crimes eleitorais. Para fazer denúncias, é possível utilizar o Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral e que pode ser usado em celular e tablet. A ferramenta serve para noticiar vários tipos de infrações, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos eleitorais e também problemas no ato de votar, em especial qualquer irregularidade relativa ao funcionamento na urna eletrônica (defeito, mau funcionamento, etc.)
Nas denúncias feitas por meio do Pardal, deverão constar, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. Fica resguardada ao denunciante a opção pelo sigilo de suas informações pessoais. O aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
LEIA TAMBÉM: Semana decisiva terá campanha na rua e debate
Publicidade
SOS Eleitor
A Justiça Eleitoral gaúcha está prestando atendimento aos eleitores por meio do serviço SOS Eleitor. Basta ligar para o número 148, ao custo de uma ligação local. O objetivo do canal de comunicação é esclarecer as dúvidas sobre questões relacionadas ao local de votação, título de eleitor, justificativa, entre outros. O serviço está disponível de segunda a sexta, do meio-dia às 19 horas. No sábado, será das 10 horas às 19 horas. Já no domingo, vai funcionar das 6 horas às 17 horas.
LEIA MAIS: Aplicativo recebe denúncias sobre irregularidades em campanhas
Publicidade
This website uses cookies.