Neste domingo, 2, milhões de brasileiros aptos a votar foram às urnas para escolher candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. Confira os candidatos famosos e figurões da política brasileira que foram reeleitos e os que não garantiram vaga no pleito de 2022:
LEIA TAMBÉM: Candidatos no segundo turno já podem retomar campanha na rua nesta segunda-feira
Deu para eles
- Lava Jato – O ex-juiz Sérgio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol triunfaram no Paraná. Moro será senador e Deltan foi o mais votado do estado para deputado federal. A esposa de Moro, Rosângela, também se elegeu para a Câmara.
- Tiririca – O humorista, cuja chegada à política foi cercada de polêmica há mais de uma década, conquistou o quarto mandato na Câmara Federal.
- Ex-ministros – Vários ex-integrantes do governo Bolsonaro tiveram êxito, incluindo Damares Alves, Marcos Pontes e Tereza Cristina, que vão para o Senado, e Ricardo Salles, Mário Frias e Eduardo Pazzuello, que vão para a Câmara.
- Aécio Neves – O ex-presidenciável conseguiu se reeleger, mas perdeu 20 mil votos.
Não deu para eles
- Joice Hasselmann e Alexandre Frota – Ambos se elegeram em 2018 na carona do bolsonarismo, mas romperam com o presidente. Joice havia feito 1 milhão de votos em 2018 e desta vez fez 13 mil.
- Figurões – Dentre os medalhões que ficaram de fora, Eduardo Cunha e José Serra não conseguiram voltar à Câmara, Romero Jucá não conseguiu retornar ao Senado e Fernando Collor não chegou ao segundo turno em Alagoas.
- Janaína Paschoal – A autora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff não conseguiu uma vaga no Senado.
- Médicas da CPI – Nise Yamaguchi e Mayra Pinheiro não se elegeram para a Câmara.
- Queiroz, Weintraub e Sérgio Camargo – Os polêmicos assessor da família Bolsonaro, ex-ministro da Educação e presidente da Fundação Palmares não se elegeram.
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.