A comunidade escolar da rede estadual irá eleger, nesta segunda-feira, 16, os novos diretores e vice-diretores que assumirão o mandato entre 2025 e 2027. O pleito, que contará com a participação de professores, funcionários, pais e estudantes, será o primeiro a seguir os critérios da lei estadual 16.088, sancionada neste ano com mudanças no processo de escolha.
Segundo o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, as alterações visam elevar o nível de qualificação dos gestores escolares. “Antes, o processo de quem iria concorrer aos cargos era feito diretamente na instituição. Agora, os candidatos passaram por um curso de qualificação em gestão e, posteriormente, realizaram uma prova de avaliação de conhecimentos em Língua Portuguesa e na legislação específica de gestão escolar”, explicou. Somente após serem aprovados, os candidatos puderam se inscrever para concorrer na eleição.
LEIA TAMBÉM: Milhares de crianças participam do Natal Fraterno
O processo mobiliza professores, funcionários, pais e estudantes. Para o segmento estudantil, apenas o aluno a partir de 12 anos poderá votar, assim como o responsável pela matrícula dele. No caso de maiores de 18 anos, somente eles participam.
Publicidade
Os professores e funcionários também votarão, e a validação do processo eleitoral depende da participação mínima de 50% desse segmento e 30% de pais e estudantes. Caso o quórum não seja alcançado, um segundo turno será realizado no dia 20. Se ainda não se obtiver os votos necessários, a escolha será feita por indicação, com critérios definidos.
LEIA TAMBÉM: Banrisul prevê novo concurso público na área de Tecnologia da Informação
Embora a eleição aconteça no fim do ano letivo, Luiz Ricardo acredita que isso não prejudicará a participação. “O ano letivo termina em 20 de dezembro, e a eleição ocorre dia 16. É um compromisso de todos: estudantes, professores, funcionários e pais. Estamos em um período importante para a definição de lideranças escolares que terão um papel fundamental nos próximos anos.”
Publicidade
A votação será realizada de forma digital, com o uso de chromebooks, e vai contar com mesários e conferência de listas, em um formato semelhante ao de uma eleição política. Pais e responsáveis deverão comparecer às escolas dentro do horário de funcionamento do educandário para votar.
O resultado do primeiro turno será divulgado na próxima quarta-feira. Em caso de segundo turno, a divulgação ocorrerá no dia 23.
Próximo período letivo terá início no dia 10 de fevereiro
O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, confirmou que o ano letivo de 2025 terá início no dia 10 de fevereiro, com um calendário ajustado que promete semanas mais leves e planejadas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Uma jornada de sucessos ao lado dos ouvintes
A expectativa para o próximo ano, segundo Moura, é de um período marcado por grandes compromissos, com foco na recomposição da aprendizagem. “Com a nova lei de gestão e direções renovadas ou reconduzidas, queremos oferecer uma aprendizagem significativa e igualitária, independente das condições sociais e econômicas.”
Atualmente, a 6ª CRE atende cerca de 27 mil estudantes. A previsão é de aumento no número de matrículas para 2025, impulsionado por alunos que se mudam para municípios da região e o ingresso dos estudantes da rede municipal.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade