A nova diretoria do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP) terá como um dos desafios a revisão e reformulação do planejamento estratégico para a região. A atual gestão, presidida por Heitor Álvaro Petry, entende que a atualização é necessária, em virtude de todos os acontecimentos, desde 2015, quando foi estruturado o documento que norteia as ações até hoje.
LEIA TAMBÉM: Corede Vale do Rio Pardo fará renovação da Assembleia
Questões como a busca por melhor qualidade no sistema de comunicação no interior e a garantia de boas condições nas rodovias tornaram-se fundamentais. “Temos que integrar todas as partes, tanto setor público quanto privado, para a promoção de desenvolvimento”, destaca.
Publicidade
Petry acrescenta que é importante ter maior estrutura para o Corede, que permita implementar com mais intensidade ações e projetos. “Hoje, temos uma estrutura mínima, que é a disponibilizada pelo Estado”, justifica.
Esses assuntos deverão estar na pauta da direção que será eleita na Assembleia Geral Regional amanhã. O encontro ocorrerá, a partir das 9 horas, na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). De acordo com o calendário eleitoral, a eleição deveria ter sido realizada em 2021, mas o expressivo número de ocorrências de Covid-19 a inviabilizou.
LEIA TAMBÉM: Unisc e Corede firmam parceria para atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento
Publicidade
O estatuto do Corede permite que o atual presidente, Heitor Petry, apresente chapa para a sua manutenção. E ele confirmou o registro da nominata. A executiva é composta por presidente, vice-presidente, secretário, 2º secretário, tesoureiro e 2º tesoureiro. Além desses, também integram o conselho fiscal, que é formado por três integrantes e três suplentes.
Petry está à frente da instituição desde 2016, quando a presidente Mariza Terezinha da Motta Christoff afastou-se por motivos de problemas de saúde. No ano seguinte, foi eleito, sendo conduzido a um novo mandato em 2019.
A assembleia terá como pauta, além da eleição, a atualização do planejamento, com a participação do professor Markus Erwin Brose, do PPGDR/Unisc. Ele apresentará os resultados preliminares da repercussão dos projetos e a evolução dos indicadores regionais 2017/2022.
Publicidade
– Diretoria executiva
– Senadores
– Deputados federais e estaduais com domicílio eleitoral na região
– Prefeitos e presidentes das câmaras de vereadores dos municípios que compõem o Corede
– Presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes)
– Ex-presidentes
– Representantes da universidade ou instituição de Ensino Superior da região
– Representantes da Emater/RS-Ascar, do Centro Vocacional Tecnológico, do Polo de Modernização Tecnológica e do Parque Científico e Tecnológico Regional.
Há também na composição da assembleia integrantes da sociedade civil organizada, como classe trabalhadora, classe empresarial, uniões de associações comunitárias, cooperativas, micro e pequenos empresários, Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), agremiações estudantis, áreas da educação, saúde, meio ambiente e segurança pública, organizações não governamentais, órgãos públicos em nível estadual, Comitê Pardo, pessoas com deficiência, Corepe Trecho 08 e APL de Agroindústria e Alimentos.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.