Elefante Letrado: plataforma incentiva a leitura nas escolas de Santa Cruz

Um evento organizado pela 6ª Coordenadoria de Educação vai reunir cerca de 400 alunos de todas as escolas estaduais de Santa Cruz do Sul na próxima quarta-feira, 1º de junho. O encontro ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira. O motivo é a visita do Senhor Elefante, mascote da plataforma digital Elefante Letrado. O método facilita e permite que os estudantes leiam livros de forma totalmente on-line

O titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, ressalta que o evento vai comemorar os nove anos do lançamento da plataforma e também contemplar os alunos das escolas estaduais que mais leram livros digitais. Ele conta que, por meio do Elefante Letrado, muitos estudantes leram além do esperado e terão o devido reconhecimento no dia do evento. “Chamou a atenção que um aluno de uma escola do interior já leu mais de 500 livros de forma on-line.”

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Biblioteca do Sesi volta a receber o público em Santa Cruz

Publicidade

Luiz Moura explica que a ideia de utilização do serviço foi adotada pela Secretaria Estadual de Educação durante a pandemia, uma vez que as aulas remotas limitaram a ida dos alunos às bibliotecas físicas. Dentro do Google Classroom, que é a sala de aula virtual, é possível baixar o aplicativo Elefante Letrado. Ali, segundo explica o coordenador, o estudante tem fácil acesso a livros diretamente do celular, tablet ou notebook. “Essa plataforma digital é uma metodologia de trabalho onde os nossos estudantes desenvolvem a linguagem, o pensamento crítico e novas visões do mundo. Também reforça a aprendizagem da leitura e da escrita nesse processo de alfabetização”, frisa. 

O evento festivo vai contar com a participação da Banda da Brigada Militar de Porto Alegre, distribuição de brindes, contação de histórias e outras atividades. No mesmo dia, haverá uma grande festa com todas as escolas estaduais de Sobradinho, na região Centro-Serra. Na quinta-feira, 2 de junho, o mesmo acontecerá em Rio Pardo, na parte da manhã; e, à tarde, será a vez de Venâncio Aires. “Procuramos contemplar os municípios onde está ocorrendo o maior número de leituras por parte dos alunos, para que eles consigam interagir com o Senhor Elefante. Com presença do mascote, esperamos provocar muito mais a leitura entre os nossos estudantes”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Biblioteca ao ar livre incentiva o hábito da leitura em Santa Cruz

Publicidade

Elefante Letrado

A plataforma Elefante Letrado está voltada aos anos iniciais (primeiro ao quinto ano) do Ensino Fundamental e oferece livros em português e inglês, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico de cerca de 250 mil alunos da Rede Estadual de Ensino. O acervo literário é selecionado por curadoria especializada e organizado em níveis de proficiência. São 560 livros em português e 174 autores de 22 tipos de gêneros textuais.

As atividades pedagógicas presentes na plataforma estão alinhadas à base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, há a possibilidade de gravação de áudio de leitura dos alunos, bem como a realização das próprias produções escritas sobre as obras lidas.

LEIA TAMBÉM: Dia Nacional do Livro Infantil: confira dicas para ler com a criançada

Publicidade

A plataforma ainda apresenta aos professores e gestores relatórios sobre o envolvimento e a aprendizagem dos alunos e das turmas em relação à leitura. Trata-se de um significativo instrumento complementar de avaliação e acompanhamento.

LEIA TAMBÉM

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.